No último dia 31 de agosto, o Ginásio Municipal de Esportes “Agenor Francisco da Cunha”, foi palco do Esporte Azul, um evento especial promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, voltado especialmente para crianças no espectro autista e tem como objetivo promover a inclusão e o lazer por meio do esporte.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2,5 milhões de pessoas com autismo vivem no Brasil. A inclusão dessas pessoas é fundamental para garantir seus direitos e promover sua qualidade de vida. “O Esporte Azul é uma iniciativa importante para promover a inclusão e o lazer para crianças autistas. Ele foi um evento importante para promover a inclusão e o lazer para crianças autistas”, disse o subsecretário de Esportes Fabrício Indião.
O esporte é fundamental para o desenvolvimento e bem-estar das crianças autistas. Além de promover a inclusão, o esporte também pode ajudar a melhorar a coordenação motora, desenvolver habilidades sociais e reduzir o estresse e a ansiedade. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo, jogos adaptados, brincadeiras, atividades físicas além de pipoca e algodão-doce à vontade para as crianças.
Segundo o secretário de Turismo, Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Rogério Casonato, o evento teve como missão promover a inclusão das crianças autistas por meio do esporte. “Com uma programação diversificada e uma missão clara, o evento foi uma oportunidade para garantir que todas as crianças tenham espaço para se desenvolverem com dignidade e respeito. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a acessibilidade, diversidade e inclusão, garantindo que todas as crianças tenham espaço para se desenvolverem com dignidade e respeito”, afirmou.