Na última sexta-feira, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude, realizou um evento inédito e memorável em celebração ao Dia da África, comemorado mundialmente no dia 25. O Centro Cultural foi palco de uma programação vibrante e diversificada, reunindo um público animado para prestigiar apresentações culturais e homenagens à rica herança africana.
O evento teve início com uma palavra de agradecimento do representante do governo municipal, Diretor de Cultura Samora Machel, dando as boas-vindas e ressaltando a importância da celebração.
Entre as atrações, o público foi agraciado com apresentações de dança do Projeto Artetude da Secretaria, o Grupo de Capoeira do Mestre Demilson, além dos talentosas alunas da Profª Denisy e da Profª Alana, ambas professoras do Artetude, projeto da Secretaria que oferta oficinas culturais gratuitamente à população. A festa também contou com um espetáculo musical marcante com Scharlles Asuma e Kyra Ice, que encantaram com seus ritmos envolventes.
O evento trouxe ainda uma palestra enriquecedora do Profº universitário moçambicano José Maria Langa, proporcionando reflexões profundas sobre cultura, identidade e história. Para animar a criançada, a presença do Palhaço Escovinha garantiu momentos de diversão e interação. Além disso, o público pôde degustar pipoca gratuita, enquanto explorava a diversidade gastronômica oferecida pelos food trucks e trailers na praça de alimentação.
Outro grande destaque da celebração foi o sorteio de brindes, conduzido pelo apresentador e produtor de eventos Fabrício Carvalho, trazendo ainda mais entusiasmo ao público presente. A arte milenar das Tranças também esteve representada com a participação da trancista Rafaella Oliveira, e do artista grafiteiro Tizy, que mostraram seus talentos ao vivo, sob olhares atentos dos espectadores.
Para fechar com chave de ouro, a pista de dança ferveu ao som dos DJs Punk e Wave, DJs andradinenses que tiveram a oportunidade de se apresentar no continente africano no ano de 2019, preparando o público para um encerramento inesquecível comandado por uma atração internacional, o angolano DJ Salu, que fez todo mundo vibrar com sua energia contagiante! 🔥
“O ÁFRICA DAY foi um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e cultura, reafirmando a importância da valorização das tradições africanas e promovendo um espaço de celebração e troca. Que venham mais eventos como este”, disse Samora.