Em celebração ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado mundialmente no dia 12 de maio, a Fundação Educacional de Andradina (FEA) deu início à VII Semana Acadêmica de Enfermagem, com uma programação voltada ao tema: "Saúde Mental em Evidência".
Organizada pelos cursos de Graduação e Técnico em Enfermagem da instituição, a semana tem como foco a valorização da saúde mental dos profissionais da área, por meio de debates, palestras e reflexões voltadas ao cuidado com quem cuida.
Abertura com foco na luta antimanicomial
A abertura aconteceu no dia 12 de maio com uma mesa-redonda que discutiu os aspectos jurídicos, sociais e assistenciais da luta antimanicomial, em alusão ao movimento nacionalmente celebrado em 18 de maio. O tema escolhido foi:
"Se o manicômio resiste, a luta persiste.".
Entre os convidados estiveram:
- Robson Ribeiro, Promotor de Justiça no MPSP e coordenador do curso de Direito da FEA;
- Demilson Cordeiro, secretário de Saúde de Castilho e mestre em Saúde Coletiva;
- Thiago Agenor, diretor regional de Assistência e Desenvolvimento e coordenador do curso de Serviço Social da FEA;
- Rainy Naia, psicóloga especialista em Saúde Mental e técnica do CAPS Álcool e Drogas Regional;
- A mediação ficou por conta da professora Elisangela do Nascimento, enfermeira especialista e docente da FEA.
Programação segue com temas voltados ao bem-estar e valorização profissional
A programação da semana seguiu com palestras entre os dias 13 e 15 de maio, sempre no anfiteatro da FEA, das 19h30 às 22h, abordando temas fundamentais para o equilíbrio emocional e qualidade de vida dos profissionais da saúde:
13 de Maio – Resiliência e Saúde Psicológica em Profissionais da Saúde
Com Paula Janieri Amorim, psicóloga, docente do ensino superior e pós-graduada em Psicopedagogia e Autismo, a palestra abordou estratégias de enfrentamento e fortalecimento emocional diante dos desafios diários da profissão.
14 de Maio – Saúde Mental e Bem-Estar da Enfermagem
Ministrada por André Luiz Piratelli, psicólogo especialista em Gestão de RH, Neuropsicologia e Saúde Mental, a palestra trouxe reflexões sobre o autocuidado e a importância do suporte emocional no ambiente hospitalar.
15 de Maio – Benefícios da Atividade Física para a Saúde Mental
Encerrando a programação, a palestra da fisioterapeuta e docente da FEA, Adriana de Castro Magalhães, destacou como o exercício físico pode ser um aliado essencial na prevenção e tratamento de transtornos mentais, além de melhorar o desempenho profissional e a qualidade de vida.