11 ABR 2024
Governo de Andradina renova programa de prevenção do Câncer de Colo Uterino
 O prefeito Mário Celso Lopes renovou o contrato do Programa de Prevenção do Câncer do Colo Uterino com o Hospital do Amor de Barretos, na tarde da última terça-feira (9). O contrato garante a realização de exames preventivos de câncer do colo uterino, numa parceria firmada com a Fundação PIO XII – Hospital de Amor de Barretos.

A assinatura foi feita com a presença do Coordenador do Hospital do Amor, Marcelo Almeida, da Secretária Municipal de Saúde, Maristela Marinho, da subsecretária de Saúde Jamile Canassa, da Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Carla Back, do presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Lopes, das vereadoras Eloa Pessoa, Elaine Voguel e do vereador Luzimar Rodrigues.

Existem em Andradina 15.468 na faixa etária de 25 a 64 anos que são beneficiárias diretas pelo convênio. “O exame de Papanicolau é de grande importância, principalmente para detectar precocemente as lesões que precedem o câncer de colo do útero (displasias) e indicar o melhor tratamento antes do seu desenvolvimento”, disse Almeida. Esse teste também pode detectar alterações que indicam a presença nas células do HPV (vírus do papiloma humano), o mais importante agente causador do câncer do colo uterino.

Importância
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa mais comum de morte de mulheres por câncer no Brasil. Até 2030, esse número de novos casos deve atingir 435 mil mulheres no Brasil.

O teste de Papanicolau conseguiu reduzir a mortalidade por câncer de colo uterino na população em todos os países onde foi implantado. O teste de Papanicolau deve ser realizado pelo menos uma vez por ano, por todas as mulheres desde o começo da atividade sexual, até os 70 anos. Entretanto, mulheres que combinem parceiro sexual fixo e três resultados negativos em três anos consecutivos ou pesquisa molecular negativa para o vírus HPV podem passar a colher o teste com intervalos maiores, como a cada três anos.

O exame é simples, rápido e pode no máximo provocar um pequeno incômodo. Ele é realizado com a coleta de um raspado de células que revestem a superfície do colo uterino. Essas células são examinadas no microscópio pelo médico patologista ou sob sua supervisão para checar se há alguma alteração.

Como Funciona
Através do programa, a coleta em Andradina é feita com o método convencional, o Papanicolau. “Outro importante benefício da parceria é a garantia de acompanhamento início meio e fim no caso de alguma alteração no resultado”, explicou a secretária de Saúde Maristela Marinho.

Em 2024, juntamente com o Hospital do Amor, Andradina entrou no rastreamento organizado, que busca identificar mulheres de 25 a 64 anos que é a faixa etária mais acometida com o câncer e realizar o exame especialmente em mulheres que nunca o realizaram ou naquelas que faz mais de 3 anos que não fazem.