11 MAR 2024
Fundo Social recebe homenagem no Dia da Mulher
A artista plástica andradinense Adriana Telles preparou uma homenagem especial mulheres ao Fundo Social de Andradina pelo intenso e abnegado trabalho em prol das pessoas que estão m situação de vulnerabilidade na cidade.

Na pequena cerimônia no Gabinete do prefeito Mário Celso Lopes, a Primeira Dama Juçara Lopes, foi representada pela secretária de Promoção Social Silvana Silva e ainda teve a participação de Mirtis Kobayashi e Sônia Vicente da equipe do Fundo Social de Andradina.

A artista fez uma mandala especialmente criada para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, nesta sexta (8 de março).

“Essa mandala em especial é a minha percepção da força e proteção das mulheres. Em meio à febre de discussões e a das lutas das mulheres no momento atual, a minha homenagem vai para esses seres humanos maravilhosos que fazem a vida das pessoas mais leves”, disse Adriana.
A obra vai além dos traços e cores, e simboliza a natureza “imparável” das mulheres. “As correntes que antes oprimiam, tornaram as mulheres blindadas e resilientes e tem um papel fundamental para espalhar o amor, garra e surpreender a humanidade com a sua visão”, disse.

A artista
Nascida em Andradina e com uma queda por restaurações e decoração, Adriana sempre teve na natureza a inspiração para se revigorar. O contato com mandalas começou como item de decoração para a sua própria casa. Não demorou para ela se arriscar a fazer as primeiras peças seguindo sua inspiração e espírito autodidata.

Para ela a mandala é um elemento vivo, capaz de trazer felicidade permitindo criações únicas a partir do imaginário.
Após 15 anos de carreira a nova fase da artista ganhou um novo rumo revelando um universo colorido e permeável com influência das cores e emoções. Apesar de uma carreira relativamente longa, 2024 será o ano em que Adriana terá suas obras abertas à visitação. O lançamento da exposição com as peças originais da artista está previsto para setembro, quando ela estará concluindo um no conjunto de peças.

Mandala
A mandala é, originalmente, um círculo que contém em seu interior desenhos de formas geométricas, figuras humanas e cores variadas.
São encontradas em religiões como o budismo e o hinduísmo, bem como na cultura de tribos indígenas norte-americanas como os Sioux.
Significado da Mandala
A palavra mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa e é comum encontrá-la nos templos dessa religião.