26 FEV 2024
Saúde amplia coleta de preventivos e realização de testes rápidos

Aconteceu no último sábado (24) uma ação na Unidade Básica de Saúde “Adilson Dantas” em prol das mulheres de 25 a 64 anos para coleta do exame preventivo.

A coleta do exame é um dos indicadores de saúde e o foco dessa ação foi trazer para a coleta especialmente as Mulheres que nunca realizaram o exame ou que já o fizeram há mais de 3 anos, disse a gerente da entidade Estela Yamamoto.

A abertura da Unidade no sábado foi uma forma de conseguir trazer as mulheres trabalhadoras ou que não conseguem vir durante a semana, segundo a enfermeira Mirella Cristina da Silva.

O evento foi um grande sucesso com a participação expressiva das mulheres dos bairros Jardim Europa, São João,  Otávio Minholi, São Lourenço e Provido Bernardoni, Belmiro Brunello e Esmeralda.

A ação teve uma importante parceria com as Firb (9° Graduação Enfermagem) e FEA (2° Graduação Assistência Social). Foram ofertados exame clínico das mamas, solicitação de mamografias, exame preventivo (papanicolau), Aferição de Pressão Arterial, glicemia, antropometria, auto teste HIV, orientações sobre benefícios previdenciários, prestação Continuada e "dignidade menstrual"(programa de proteção e promoção da saúde menstrual), além de um café da manhã.

Santa Cecília

A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina vai realizar no próximo dia 5 de março, na UBS Mário marinho (Santa Cecília), um dia inteiro   dedicado a exames e procedimentos ginecológicos para prevenção da saúde da mulher e realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C). A ação acontece das 7h da manhã até as 22 da noite.

A realização de testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites do tipo B e C, formam um conjunto de estratégias adotado pela Atenção Básica na rede municipal de saúde do município, através da secretaria de Saúde. Sendo realizados, gratuitamente.

O teste rápido é um tipo de exame que utilizando apenas uma gota de sangue do paciente permite a detecção de doenças. Esse método possibilita ao paciente, em menos de trinta minutos, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação.

O resultado do teste tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais, não havendo a necessidade de repetição em laboratório. Porém, assim como ocorre com os testes laboratoriais, exames complementares são necessários no caso da confirmação da doença. É o caso do teste rápido para hepatite C. Se o resultado for positivo, é necessário realizar outros exames para definir qual tratamento o paciente deve seguir.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024