21 FEV 2024
EMPREGOS
Andradina tem aumento de 53% na geração de empregos
O município de Andradina, impulsionado por estratégias inovadoras e políticas públicas estruturadas, atingiu um marco histórico na geração de empregos em 2023. Dados da Plataforma Observatório Econômico, da Prefeitura Municipal de Andradina, utilizando informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostram um saldo positivo de 1.026 postos de trabalho, um aumento de 53% em relação a 2022. Este resultado eleva o total de empregos criados nos últimos três anos para 2.627.

A cidade se destacou regionalmente, conquistando o segundo lugar na geração de empregos em 2023 na Região Administrativa de Araçatuba, superando municípios maiores como Birigui e Penápolis. O setor de serviços emergiu como um protagonista essencial, contribuindo com 639 novos empregos, um crescimento de 178,0% em comparação com o ano anterior. Este desenvolvimento robusto no setor de serviços estabeleceu Andradina como um polo regional do segmento.

Notadamente, houve avanços significativos no segmento de logística, com destaque para transporte, armazenagem e correio, que juntos geraram 289 empregos. O setor de alojamentos e alimentação também prosperou, com 165 novas vagas. Paralelamente, o segmento de construção civil demonstrou um vigoroso crescimento, adicionando 188 postos de trabalho e impulsionando sua cadeia produtiva. O comércio, tanto atacadista quanto varejista, consolidou a criação de 146 novas oportunidades de emprego, evidenciando o fortalecimento do mercado interno local.

Os dados do Banco Central sobre o estoque de financiamento imobiliário em Andradina reafirmam esse crescimento econômico, mostrando uma expansão de 9,1% no setor entre setembro de 2023 e o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 242 milhões de reais.

O mercado de trabalho de Andradina mostrou-se inclusivo e dinâmico, oferecendo oportunidades para diversos grupos, incluindo jovens de 17 a 24 anos, que viram a criação de 502 empregos. Quanto ao grau de instrução, observou-se uma predominância de contratações de indivíduos com ensino médio e superior completo, totalizando 677 e 155 empregos, respectivamente.

Impulso no turismo
O turismo, um setor que vem ganhando protagonismo no desenvolvimento econômico de Andradina, também teve um desempenho interessante em 2023. Dados do CAGED, refinados pelo Observatório Econômico, indicam um saldo positivo de 378 empregos na cadeia produtiva do turismo, com lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, e hotéis sendo os principais geradores de emprego.

O Prefeito Mário Celso Lopes e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, Norival Nunes, expressaram grande satisfação com estes resultados. Eles destacaram o compromisso contínuo com a implementação de políticas e projetos voltados para o estímulo ao desenvolvimento econômico local, a melhoria do ambiente de negócios, e a divulgação das oportunidades e potencialidades de Andradina em todo o Brasil. “Estes números não são apenas um recorde; eles são um testemunho do nosso esforço coletivo para fazer de Andradina um exemplo de crescimento e prosperidade”, afirmou o Prefeito Lopes. O Secretário Nunes complementou: “Esses avanços refletem nosso compromisso com a geração de emprego e o fortalecimento econômico, colocando Andradina no mapa como um centro de oportunidades e inovação.”

Observatório Econômico
A Plataforma Observatório Econômico representa um marco na vanguarda do desenvolvimento local, sendo uma ferramenta essencial para municípios em busca de inovação e eficiência. Especializada na coleta, análise e interpretação de dados econômicos municipais, esta plataforma desempenha um papel crucial na formulação e no aprimoramento de políticas públicas. Ela oferece insights detalhados e precisos, fundamentais para impulsionar o crescimento econômico de maneira estratégica e sustentável. Com sua abordagem baseada em dados, a Plataforma Observatório Econômico estabelece novos padrões de inovação e eficácia, tornando-se um recurso valioso para municípios interessados em otimizar sua gestão e desenvolvimento local.

Fonte: Da Redação LR1 – Andradina