22 JAN 2024
Filme rodado em Andradina, “O Tubérculo” estreia amanhã
O longa-metragem do andradinense Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune, se passa em Andradina e estreia amanhã (23) na Mostra Aurora em Tiradentes (MG)
"O Tubérculo", o primeiro longa-metragem rodado em Andradina (SP) faz sua estreia mundial na Mostra de Cinema de Tiradentes no dia 23 de Janeiro, às 20h no Cine-Tenda e com encontro com os realizadores dia 24. Dentro da programação da Mostra Aurora, o filme traz uma estética única para contar a história de Gustavo, um ator de 38 anos, que precisa deixar Portugal para retornar à sua cidade natal (Andradina) no interior do Brasil após a morte de sua avó.

Com direção de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune, "O Tubérculo" é um retrato visceral da vida, do amor e da herança cultural. Acompanhamos a jornada de Gustavo pelas ruas da cidade de Andradina depois de tantos anos, ressuscitando amores e lembranças. Em meio a uma doença hereditária rara que aflige sua mente e coração, ele vai precisar reencontrar suas raízes e ser feliz na cidade onde nasceu.

Todo filmado em película Super 8mm, “O Tubérculo” tinha processos de revelação diários, que ficaram a cargo de Rodrigo Sousa e Sousa (Mundo em Foco/Lab.irinto), com assistência de Rafael Neri, ambos responsáveis pela direção de fotografia do projeto. Essa é uma característica marcante da produção, já que é o primeiro longa-metragem brasileiro em S8mm feito depois de 40 anos. No entanto, diferentemente da maneira que é usado nas produções contemporâneas, o Super8mm aparece aqui quase como um filme de família forjado, bastante trabalhado, sempre filmado no tripé ou com movimentos de travellings milimétricos (raríssimo uso no formato). A textura do filme mesclando elementos tecnológicos digitais como celular e computador, misturando as camadas de tempo histórico
e narrativo.

A exibição em Tiradentes, dentro da Mostra Aurora, marca um momento importante para a dupla de diretores. “Estar na Mostra Aurora em Tiradentes é um orgulho muito grande já que foi um festival marcante nas nossas carreiras. Além de exibirmos nossos próprios curtas, assistimos tantos filmes que marcaram nossas vidas.”, completa Nicolas Thomé Zetune.

Sobre a dupla de diretores:
Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune estrearam em 2018 no renomado festival FIDMarseille (França) com seu primeiro longa-metragem, “O Pequeno Mal” (2018).

Agora com o novo projeto filmado em solo andradinense, retomam a parceria. O projeto, em desenvolvimento há mais de 5 anos, teve sua última residência de escrita em Lisboa durante o CINECERCA, contando com a consultoria do importante realizador português João Pedro Rodrigues (“O Ornitólogo”) é da realizadora Fabianny Deschamps. A dupla é veterana da Mostra de Tiradentes onde exibiram os curtas “Algumas Mortes” (Lucas Camargo de Barros, 2012), “As Madrugadas” (Nicolas Thomé Zetune e Pedro Geraldo, 2013), “Ouça o Ciclone” (Lucas Camargo de
Barros, 2013) e “Ingra!” (Nicolas Thomé Zetune, 2022), todos alternando em diferentes funções.

O TUBÉRCULO | 70min | 1:33 | S8mm | DCP
Realização Lucas Camargo de Barros, Nicolas Thomé Zetune
Produção Julia Bogochvol, Lucas Camargo de Barros

Sinopse: G. deixou sua pequena cidade natal aos 15 anos e foi viver em Lisboa. Quando sua avó morre, ele é obrigado a voltar à sua cidade natal no Brasil. O retorno para casa, depois de tantos anos, ressuscita amores e lembranças. Em meio a uma doença hereditária rara que aflige sua mente e coração, ele vai precisar reencontrar suas raízes e ser feliz na cidade onde nasceu.