08 DEZ 2023
Alunos do Ondina fazem bonito em sua II Mostra Cultural
A quadra poliesportiva da EMEBI PROF “Ondina Hoffig de Castilho” foi plco de uma infinidade apresentações artísticas e esportivas em sua II Mostra Cultural.

Contando com a presença de alunos, professores, funcionários, pais e comunidade do bairro Pereira Jordão a mostra agradou a quem foi assistir, incluindo o prefeito municipal Mário Celso Lopes e a Primeira Dama Juçara Lopes e a Secretaria da Educação Estela Goda.

O evento é uma mostra das atividades dos formandos e que são  desenvolvidas no período da tarde na  unidade escolar, que funciona em período integral. Os educandos permanecem das 7h 30 as 15h30 na escola e recebem no período da tarde formação musical, através do coral,  aulas de percussão, viola caipira, flauta e violão. Também têm aulas de judô com profissional formado no Japão, aulas de dança (mix, contemporânea e danças tradicionais).

“A proposta da Secretaria Municipal de Educação  é aliar o currículo oficial dos educandos com atividades complementares como artes, atividades esportivas e estudo de música, sendo a educação integral a compreensão  do desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural”, disse Célia Neves.

Para a secretária Estela Goda, “a educação   de Tempo Integral  deve ser vista sob dois aspectos: como concepção e como processo pedagógico, tem por objetivo a formação humana em suas múltiplas dimensões.  É essencial  reconhecer que os sujeitos se constituem a partir da sua integralidade afetiva, cognitiva, física, social, histórica, ética e estética, que pela complexidade das relações humanas e raciais, ampliando, de forma qualitativa, espaços, tempos e oportunidades educacionais”.

Todos os investimentos aplicados nesse projeto são de interesses sociais e educacionais, sabendo que o direito e acesso à escola, de aprender e de inventar novos caminhos e vivenciar novas experiências ampliando novos horizontes é o foco principal da gestão participativa e atuante desta Unidade Escolar. Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Educação redefiniu o pensamento sobre o que é ser escola de período integral onde o aluno deve ser atendido em sua integralidade portanto, esse “novo” modelo se converge com o que há de mais novo e mais eficiente no Sistema Municipal de Educação de Andradina,  com apoio de profissionais das áreas de esporte, dança, música e expressão corporal.