27 NOV 2023
Prefeito repassa salário para a 1ª Igreja Batista
O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes fez a doação de um dos cheques de seu salário a 1ª Igreja Batista de Andradina. A igreja, com 82 anos de história, sofreu um incêndio no início do mês.

“É um pequeno gesto para ver aquela igreja funcionar de novo. A 1ª Igreja Batista faz parte da história da nossa cidade, desde os primeiros anos de Andradina, sendo suas dependências um marco arquitetônico em Andradina, simbolizada pelas mãos justapostas em sua fachada”, disse o prefeito.

O cheque foi repassado às mãos do Pastor João Gilberto Romano. Até hoje, todos os salários como prefeto, foram repassados por Mário Celso a obras e entidades da cidade, que segundo ele é um pequeno gesto para ver prosperar as atividades dessas entidades que tanto fazem, de maneira abnegada por Andradina.
A Igreja, conhecida pela estátua das mãos em oração na entrada

Breve Histórico:
A história da Primeira Igreja Batista em Andradina está ligada à história da família Esteves de Freitas. O pioneiro batista de Andradina foi Alfredo Esteves de Freitas que com sua família e posteriormente seus irmãos Cirylo e Antônio, começaram a realizar cultos em suas casas e, com as conversões havidas, alugaram um salão no quarteirão anterior aonde se encontra o templo atual, e lá sob a liderança espiritual e administrativa da Primeira Igreja Batista de Três Lagoas, pastoreada pelo Pastor João Gregório Urbieta, constituíram-se em Congregação Batista de Andradina. Crescendo o número dos fiéis, compraram o terreno atual e, a Congregação se organizou em Igreja no dia 9 de Junho de 1941.

Resolveram construir o templo, e no dia 17 de Dezembro de 1941, inauguraram o que seria o primeiro templo batista nesta cidade. Aqui se estabeleceram e realizaram muitas atividades, tanto evangelísticas como sociais, foi mãe das igrejas batistas de Nova Independência, Murutinga do Sul, Pereira Barreto, Castilho e, mais recentemente das Igrejas Batistas Tradicional de Pereira Barreto, Central de Ilha Solteira e 5ª Igreja Batista de Araçatuba. Passaram pelo pastorado desta igreja, 11 pastores, sendo que o atual pastor João Gilberto Romano exerce o ministério pastoral há 37 anos, a serem completados no dia 31 de Março do corrente ano.

Sob sua liderança, a igreja reformou o primeiro templo acrescendo de um mezanino com capacidade para 50 pessoas e aumentou o edifício em 4 metros, tudo isso foi entregue no dia 23 de

Dezembro de 1983, 42 anos depois da inauguração do primeiro templo. Neste período também foi construído o edifício de educação religiosa, a cozinha da igreja, e ampliada as instalações da Congregação do bairro de Santa Cecília. 27 anos depois, a igreja resolveu construir o terceiro templo, e aumentar a capacidade de lugares, com mais conforto, mais espaço, são 340 metros quadrados de construção, e com o mesmo desejo de continuar pregando a antiga mensagem de: Só Jesus Cristo Salva!
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024