07 NOV 2023
Grupos de gestantes fortalecem e preparam as futuras mães
A Secretaria de Saúde de Andradina, atende mais de 250 gestantes por mês em grupos organizados em todas as Unidades Básicas de Saúde. O trabalho prepara as futuras mães para a maternidade e são incentivadas principalmente para praticarem a amamentação, uma garantia de saúde para os bebês.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Bach, o pré-natal em Andradina é compartilhado entre médicos e enfermeiros. Além das consultas todas as gestantes recebem avaliação multiprofissional com dentista, psicólogo e nutricionista. Todas recebem vacinas, visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde e orientações gerais.

Na opinião da secretária de Saúde, Maristela Marinho, os grupos de gestantes possibilitam o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Durante os encontros, informações sobre as diferentes vivências são trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde.

“São realizadas palestras em todas as Unidades com temas variados como: tipos de parto, exames, cuidados gerais, sinais de parto, cuidados básicos com o recém-nascido, primeiros socorros dos recém nascidos, entre outros”, disse Carla Back.

Os encontros também são oportunidades para a socialização e rodas de conversas para troca de experiências sobre a gestação. "Buscamos incansavelmente melhorar a qualidade de vida das gestantes atendidas pelo nosso município, incrementando e melhorando cada vez mais nossos encontros", frisa a secretária.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024