20 OUT 2023
Circuito Sesc de Artes acontece amanhã à partir das 16h
A Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude anunciou a chegada do Circuito Sesc de Artes neste sábado (21) na Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade. S atividades são totalmente gratuitas e com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, das 16 às 20 horas.

O Circuito Sesc de Artes é um projeto itinerante que percorre ruas, praças e parques de diversas do interior de são Paulo, Litoral e Capital levando cultura nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro.
A programação para Andradina está para lá de especial. Vem ver:

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS
Sonorilândia em Sinopets
Oficina do Dedéco (SP)
Quem é capaz de imaginar que garrafas PET podem dar origem a instrumentos musicais? O artista, educador e musicoterapeuta André Pereira Lindenberg, conhecido como Dedéco, colocou a ideia em prática e mostra como produzir sinopets, sinos feitos com o material. Também ensina jogos com o objeto e realiza uma vivência de composição. Ao final, convida o público a se aventurar como regente da sinfonia sonora produzida em conjunto.

CINEMA
Cinema em realidade virtual: Amazônia viva
Dir: Estevão Ciavatta, Brasil, 2022, 10 min. Usando óculos e fones de ouvido especiais para experiências de realidade virtual, o público é transportado para a região do rio Tapajós e viaja ao coração da floresta no filme “Amazônia viva”. No filme, a líder indígena Raquel Tupinambá, da comunidade Surucuá, conduz a narrativa que ajuda a conscientizar sobre a importância do local e de sua preservação. Em 2023, a obra levou o prêmio de Melhor Filme de Realidade Virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival.

CIRCO
Herolino, o faxineiro
Erickson Almeida (SP)
Quando chega para seu primeiro dia de trabalho em um novo local – o circo –, o faxineiro Herolino se deixa levar pela imaginação. Com vassoura, balde e espanador, inventa números incríveis de equilibrismo, malabarismo e acrobacias, transformando a limpeza em um grande show. Por meio da comédia física, sem o uso de palavras, o espetáculo volta seu olhar para a capacidade criativa do ser humano e mostra que a arte do circo está ao alcance de todas as pessoas.

DANÇA
Cabeção pelo mundo
Maria Eugenia Tita (SP)
Filha de pais artistas – Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, do Instituto Brincante –, a dançarina e pesquisadora Maria Eugenia Tita apresenta o boneco Cabeção, inspirado em uma tradição paraense e herdeiro das tradições populares brasileiras. Acompanhado por uma banda minúscula que entoa músicas tão animadas quanto delicadas e ao ritmo de passos de frevo, cavalo marinho, caboclinho e capoeira, ele interage com o público e convida todos a se entregarem à dança e ao riso.

LITERATURA
Bikeoteca
Histórias da Nana (SP)
A bordo da bikeoteca – uma bicicleta transformada em biblioteca ambulante, com estantes, prateleiras e cerca de 300 livros no acervo –, o grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, estimula a formação de leitores criando espaços sociais de trocas, encontros e da convivência associada ao hábito de ler. Além de explorar livremente os títulos disponíveis, com sugestões para todas as idades, o público pode pedir indicações e participar de mediações individuais e interações literárias.

DJs Alliblack e Emily Souza (MS/SP)
Ritmos da cultura negra – como hip hop, jazz, blues, samba, soul, funk e afrobeat – marcam presença na seleção musical das duas artistas, que se revezam nos finais de semana. Nascida no Mato Grosso do Sul, a poeta, rapper, DJ, mestre de cerimônias e produtora cultural Alliblack trabalha com cantores e DJs negros na gravadora Ponte Records. Emily mostra atua como DJ e produtora de eventos do Slam Quilombo de Dandara.

Moda de rock
Ricardo Vignini e Zé Helder (SP/MG)
Surgido em 2007 para mostrar o potencial do instrumento a seus alunos e reviver a trilha sonora da adolescência, o projeto de transformar canções clássicas do rock em versões instrumentais para viola caipira já rendeu quatro discos aos músicos e professores Ricardo Vignini e Zé Helder. O repertório dos álbuns combina sucessos de bandas nacionais, como Mutantes, Novos Baianos, Ira! e Plebe Rude, e estrangeiras, a exemplo de Beatles, Nirvana, Queen e Led Zeppelin.