03 OUT 2023
Comunidade de fomento à inovação tecnológica regional realiza ação em Andradina
Voti Conecta vai reunir alunos da Etec e da FEA (Fundação educacional de Andradina) no shopping Oeste Plaza para um bate-papo com empreendedores que apresentam cases, respondem perguntas do público e dão conselhos; evento é uma promoção do grupo Voti Valley

Os alunos terão acesso a cases de sucesso, farão perguntas e receberão conselhos de empreendedores da área de inovação tecnológica. Eles vão participar do Voti Conecta, ação da comunidade Voti Valley, que fomenta a criação de start ups e a sua conexão com empresas já consolidadas no mercado. O evento será realizado no dia 4 (quarta-feira) no auditório do shopping Oeste Plaza.

De acordo com um dos coordenadores, Márcio Kajima, o Voti Conecta já foi realizado em diversas cidades da região de Araçatuba, tendo impactado mais de 2 mil estudantes de nível médio e superior, de escolas públicas e particulares.

“Durante uma hora e meia, a gente faz um bate-papo um tanto quanto informal falando inclusive dos erros cometidos na jornada empreendedora, para que os alunos já saibam o que não fazer. Ao final, pedimos feedbacks que nos ajudam a sermos cada vez mais assertivos na difusão da cultura de empreendedorismo e inovação”, explica Kajima.

A Voti Valley surgiu em 2022 como um grupo de empresas, órgãos públicos e profissionais liberais que trabalham em favor da inovação tecnológica e da cultura empreendedora. Trata-se de um hub que impulsiona startups e assume o papel de transformar uma ideia em um produto que possa dar origem a um negócio de sucesso.

Assim como hubs semelhantes por todo o Brasil, o modelo do Voti Valley é inspirado no Vale do Silício, localizado na parte sul da região da Baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), que abriga muitas startups e empresas globais de tecnologia, como Google, Microsoft e Meta.

No contexto empresarial, trata-se de um centro de conexões, onde empresas, instituições e pessoas se encontram para trocar conhecimentos, compartilhar recursos e criar novas oportunidades de negócios. É um ambiente colaborativo, no qual atores do ecossistema empreendedor se conectam para desenvolver novas ideias, produtos e serviços.

A Voti Valley é organizada em quatro grupos de trabalho: Ambiente Ecossistema, Comunicação, Universidade Inovadora e Startup de Mercado. Todos trabalham interligados oferecendo ações educacionais, geração de networking e transformação de ideias em negócios, com atuação nas cidades de Araçatuba, Birigui e região.