21 SET 2023
Feira de Saúde e Circuito de Artes movimentam Centro Cultural no sábado (23)
No próximo sábado (23), o Circuito das Artes do Pantanal Paulista e a 14ª Feira da Saúde movimentam o Centro Cultural pioneiros de Andradina.

A feira da Saúde e Agita Andradina vai levar dezenas de serviços, entre ações de saúde e de cidadania, envolvendo a Secretaria de Saúde e demais secretarias do Governo Andradina, entidades e escolas.

“Todos os serviços vão ficar disponíveis na esplanada do Centro Cultural Pioneiros de Andradina à partir das 15 horas”, disse a Educadora de Saúde Eloá Pessoa.

Segundo a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back, nos estandes e unidades móveis estacionados no local, a população vai ter acesso a exames preventivos de detecção de doenças crónicas não transmissíveis. A programação também inclui atividades físicas e artísticas.

Circuito de Artes
Promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo – CIENSP, o “Circuito Pantanal Paulista de Artes” vai chegar dia 23 de setembro em Andradina com o objetivo de difundir a cultura e consolidar as tradições culturais já existentes, na região Noroeste do Estado de São Paulo.

O circuito vai percorrer as cidades de Andradina, Ilha Solteira, Mirandópolis, Pereira Barreto, Sud Mennucci, Valparaiso, Suzanápolis e Itapura. Em Andradina as apresentações acontecem no Centro Cultural Pioneiros de Andradina à partir das 16 horas com um a oficina de música com Marcelo Carreira, às 17 horas acontece a apresentação do espetáculo “Aqui é o Sertão”, com a Cia Fiu Flut, às 17h30 acontece apresentação do Coletivo Narrativas Topográficas com a peça o “Caso do Vestido” seguido da música “Cigarros Índios”

Confira serviços da Feira da Saúde:

FEA:
Enfermagem: Doenças crônicas com avaliação do risco cardíaco. Aferição de glicemia capilar e pressão arterial. Teste do pezinho: orientações sobre importância do teste e quais doenças previnem. Cérebro Ativo: Jogos que estimulam a memória e raciocínio do idoso.
Medicina Veterinária: Prevenção de Zoonose
Educação física: Avaliação Física
Agronomia: uso e cultivo doméstico de plantas medicinais
Direito e Serviço Social: Orientações

ASS. MATHEUS VIVE”: Cadastro de doadores de sangue e apresentação do projeto.

UBS “Dr. Eduardo H. F. Char”: Aleitamento Materno.

UBS “Dr. Mário Marinho”: Saúde Mental.

UBS Marco Antônio de Oliveira Pereira”: Saúde da Mulher – Preventivo e Exames da mama.  – Ônibus lilás

UBS “DR. Nelson Rodrigues Martinho” – Saúde da Criança, pesagem bolsa família e Vacinação (influenza)

UBS “Adilson Dantas”: Diabetes.

ESF Qualis Rural: Plantas Medicinais (degustação de chás e mudas medicinais).

CTA: Prevenção e Controle das  DSTs/Aids e distribuição de preservativo.

ODONTOLOGIA: Prevenção à Saúde Bucal.

CAPS I: orientações do acesso ao tratamento ao Caps, tabagismo e exposição de artesantos – produto das oficinas terapêuticas.

CVV – Centro de Valorização da Vida: Prevenção ao Suicídio.

FIRB Enfermagem: Saúde do Idoso (prevenção de quedas), Saúde Mental.

CAPS AD – Exposição de artesanatos realizados pelos usuários e orientações quanto ao tratamento ofertado.

UNIDADE DE VIGILÂNCIA DE ENDEMIAS :  Prevenção Dengue, Leishmaniose e Escorpião.

UVZ: agendamento: castração de gatos, de vacinação antirrábica e de exames canino p/ leishmaniose.

ETEC:  Expor e apresentar as PANCs (Plantas não convencionais comestíveis), demonstrar produtos de agricultura orgânica e expor sementescrioulas e nativas.

CARTÃO PLURAL: atendimento de enfermagem para aferição de pressão, temperatura e saturação de oxigênio. Juntamente com os atendimentos será disponibilizado um carrinho de pipoca como atração.

CARISMA CALÇADOS: demonstração de calçados e orientações à pés diabéticos.

FISIOTERAPIA:     Prevenção de LER/DORT nos trabalhadores.

SECRETARIA MEIO AMBIENTE: coleta de pilhas e lâmpadas, distribuição de mudas de árvores, distribuição de sêmenes criolas, animais p/ doação, panfletos de educação ambiental.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO:  vagas de emprego, orientações p/ MEI e Banco do Povo, orientações sobre  financiamentos p/ MEI e ME.

​ACADEMIA DA SAÚDE: aula de alongamento.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024