28 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Estudante do “Alice Marques” classificados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Três alunos da escola “Alice Marques da Rocha” (Pereira Jordão) foram selecionados para representar Andradina na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA- 2023).

Ana Flavia Silva (17), Carlos Zaidanc (17) e Silvana Gomes (17) são alunos muito dedicados e acostumados a bem representar a Escola em competições como a Olimpíadas de Matemática, isso segundo a coordenadora Ana Maria Jacob.

Acompanhados do vereador Sérgio Faustino, eles estiveram no gabinete do prefeito Mário Celso Lopes, um amante da astronáutica, para explicar o funcionamento do seu protótipo de foguete movido a vinagre e cloro. O objetivo deles é fazer esse, primeiro foguete andradinense, voar mais lato e a uma distancia maior que os outros competidores. “É fantástico ver nossos estudantes tão engajados na ciência, quem sabe alguns de seus protótipos virem uma descoberta para toda a humanidade”, disse o prefeito.

Entenda
A OBA é uma espécie de recurso pedagógico, um instrumento que, muito mais do que premiar os melhores estudantes, atinge o louvável objetivo de cativar o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os jovens. Essa Olimpíada envolve Ciências, Física e Geografia e é constituída de apenas uma fase cuja prova é aplicada em quatro níveis.

Olímpiada é destinada a alunos do Ensino Fundamental e Médio e tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

O ALICE MARQUES
A escola passou de regular para uma escola do Programa Ensino Integral pela solicitação dos professores, funcionários, equipe gestora e alunos em novembro de 2012 sendo a 1ª escola integral com jornada de 9 horas do município e da região .

O programa oferece além das aulas do currículo oficial do Estado de São Paulo também atividades como   práticas experimentais, Disciplinas Eletivas, Orientação de estudos, aulas de tecnologia, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil e Clube Juvenil que versam sobre esporte, tecnologia, saúde, prevenção, mídias, meio ambiente, teatro, dança, e muitas outras que promovem o conhecimento.

Desde a sua criação em 2013, a escola fez e faz a diferença para o bem não parando de avançar na aprendizagem e com grandes conquistas    no esporte, em olimpíadas e em projetos sociais. Trouxe a Medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de matemática e mais de 17 alunos recebendo menção honrosa da UNESP nesta mesa categoria.

Vários alunos aprovados para a 3ª fase da olimpíada nacional de História e todos os anos participando   ativamente da Competição CUCO” VEM PRA USP” com 63 alunos inscritos recebendo menções honrosas e 3 alunos chegando a final da disputa. No esporte, em 2019 foi medalha de bronze no Tênis de Mesa Feminino, em 2022, na mesma modalidade foi prata e em 2023, repetiu o êxito trazendo a medalha de prata e neste mesmo ano, a escola está classificada para a última fase da FeCEESP (projetos de Pré-iniciação Cientifica das diversas áreas de conhecimento), também há treze alunos do ensino Médio participando da 2ª fase da OBBIOTEC (Olimpíada Brasileira de Biotecnologia).

A escola tem como  premissa  fortalecer o Projeto de Vida de cada aluno para que sigam as suas projeções na área acadêmica e  não acadêmica oportunizando o ingresso de muitos alunos  em universidades,  faculdades públicas e privadas, em cursos técnicos, em modalidades de empreendedorismo  já atuando na sociedade.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024