17 AGO 2023
II Mamaço acontece dia 26 no Oeste Plaza Shopping
A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina programou para o próxim o dia 26 de agosto o II “Mamaço” de Andradina, um ato de apoio a amamentação. A ação acontece à partir das 12 horas, no Oeste Plaza Shopping, e faz parte de uma programação especial para a campanha Agosto Dourado, que chama a atenção para a importância do aleitamento materno.

Também está na programação o II Fórum Municipal sobre Aleitamento Materno no dia 23 de agosto na Câmara Municipal de Andradina. O tema de 2023- "Facilitando o Aleitamento Materno: Fazendo a diferença para os pais que trabalham".

Ato de Amor e Saúde
A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Para enfatizar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento, foi criado o Agosto Dourado, instituído pela lei estadual nº 14.726/15 e lei federal nº 13.435/17. O nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado "alimento padrão ouro" para os recém-nascidos.

Em Andradina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu estratégias para “fortalecer a amamentação, com conscientização, educação e apoio.

Conforme a Coordenadora de Atenção Básica, Carla Back, o leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Nutrientes e anticorpos essenciais fazem com que o bebe que só recebe o leite materno não precise consumir chá, sucos ou água”, destaca. De fácil digestão, o leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês e também protege contra doenças, prevenindo alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. Além disso, eles têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro.