05 JUL 2023
Praça Moura Andrade é totalmente revitalizada
Toda a história cultural e social de Andradina, desde a década de 40 aos anos 2.000 estão marcadas nas memórias e monumentos da Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade (Praça Moura Andrade).

Ele está sendo entregue totalmente reformulada pelo Governo de Andradina, que trouxe a praça ao tempo atual, preservando e respeitando toda a “história viva” gravada nas memórias e em cada centímetro do local mais icônico da cidade.

A Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade, a “Praça Moura Andrade”, já foi o centro nervoso e símbolo do desenvolvimento regional nas décadas de 60, 70 e 80.

As últimas grandes intervenções na praça foram realizadas nestas décadas de ouro, quando a praça reunia o movimento pulsante de uma sociedade que não parava, seja como referência do centro financeiro ou em suas tardes repletas de andradinenses onde se discutiam os destinos da nossa cidade ou ainda nas horas de descontração movimentadas pelas atividades culturais no velho coreto e palco e pelo público atraído pelos cinemas, cantinas e restaurantes.

O tempo passou, o coreto sumiu, a fonte sumiu, um palco foi construído e depois sumiu. A praça vinha sofrendo com a degradação do tempo e a falta de investimentos. O atual Governo de Andradina está sendo responsável pela revitalização da praça, que tem foco principal em um novo pavimento no local, já que o antigo, em “petit pavê”, foi danificado pelo tempo e não recebeu o devido cuidado no passado sendo um grande causador de transtornos de mobilidade e até frequentes pequenos acidentes.

A nova reformulação vai devolver a acessibilidade e segurança para os frequentadores da Praça, que se reúnem em grupos pelas manhãs e durante o expediente bancário e do comércio, ou que voltam pela noite para aproveitar o mais famoso centro gastronômico popular ao longo da calçada pela Rua Santa Terezinha.

Marcações
A pintura sobre o novo pavimento da praça replica os locais onde estiveram os mosaicos feitos em “petit pavê”.
A pintura foi executada com a mesma qualidade das sinalizações de solo utilizadas pelo setor de Trânsito da Prefeitura o que vai garantir uma boa durabilidade.

No centro da praça, a grande “roda dos ventos” está preservada, imortalizando o maior símbolo da Praça Moura Andrade. Bancos considerados históricos e monumentos serão preservados e revitalizados.
As pedras que compõem o “petit pavê” serão guardadas pela administração para recuperação de outras praças que tem o mesmo pavimento.

Estacionamento
A praça Moura Andrade já possui um grande pátio central e duas entradas centrais pela Paes Leme e outra pela Acácio e Silva, podendo assim ser apoio para eventualmente estacionar carros em horários e dias específicos, não danificando e nem destruindo seu desenho atual.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024