27 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO
Gilberto Kassab vem a Andradina para encontro entre lideranças políticas

O secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), vai estar em Andradina na próxima quinta-feira (29)  para um Encontro de Lideranças Políticas Regionais. O encontro, que acontece às 20 horas no Wakanda Resort, já tem a presença confirmada do prefeito Mário Celso Lopes e vários outros prefeitos da região, além de vereadores, secretários e agentes políticos da região de Andradina.

O encontro terá pauta livre com objetivo de firmar novas parcerias regionais para auxiliar no desenvolvimento das cidades. O secretário Gilberto Kassab também vai atender os prefeitos sobre o andamento demandas municipais levadas até o Palácio dos Bandeirantes.

Quem

Gilberto Kassab, nascido em São Paulo, em 12 de agosto de 1960 é um economista, engenheiro civil, empresário, corretor de imóveis e político filiado ao PSD. Kassab é o quinto de sete filhos do médico Pedro Salomão José Kassab, de origem libanesa, e da professora Yacy Palermo, de origem italiana.

Natural do bairro de Pinheiros, em São Paulo, estudou no colégio tradicional paulistano Liceu Pasteur, onde seu pai atuou como diretor até falecer, em 2009. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Também cursou Introdução à Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) em 1980, Introdução ao Comércio Exterior e Importação em 1985 e Curso Básico de Exportação em 1995 pela Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex) em São Paulo, e ainda se formou em TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) e adicionou a seu currículo a profissão de corretor de imóveis.

Kassab iniciou sua vida política aos 25 anos participando do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo (FJE-ACSP), criado em 1984. Participou também da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, do Sindicato da Habitação (Secovi) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Em 1989, Kassab foi eleito vereador.

Entre 1997 e 2000 foi secretário de Planejamento do governo do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, sendo responsável pela elaboração do Plano Diretor da cidade. Em 2004 foi eleito vice-prefeito de São Paulo na chapa de José Serra. Em 31 de março de 2006, após a renúncia de José Serra para se candidatar ao governo do estado de São Paulo, Kassab se tornou prefeito de São Paulo. Nas eleições de 2008, Kassab foi eleito para um novo mandato à frente da Prefeitura.

Em março de 2011, Kassab funda, junto com dissidentes de diversas siglas como o DEM, o PSDB e o PPS, o Partido Social Democrático (PSD), cuja legalização dar-se-ia no dia 27 de setembro do mesmo ano. Kassab é ex-presidente nacional da sigla. Em dezembro de 2014 foi anunciado, oficialmente, Ministro das Cidades.

Em 12 de maio de 2016, Kassab foi nomeado ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no governo Michel Temer. Em 01 de janeiro de 2019, o último cargo político que exerceu foi o de Secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo.

Gilberto Kassab é um dos poucos políticos que vê na gestão pública um importante caminho para transformar a vida das pessoas. Para ele a política tem um significado maior do que o mero embate partidário e ideológico: a busca de resultados práticos que façam a diferença.

As ações e realizações em quase trinta anos de vida pública são a prova de sua visão pragmática. Kassab é, acima de tudo, um realizador que coloca a política a serviço do que acredita, ou seja, um futuro com mais qualidade de vida para todos.

Meio ambiente, tecnologia, assistência social, urbanismo, infraestrutura em todas as áreas priorizadas ao longo de cada um dos cargos que Kassab ocupou, se interligam sem nunca perder o foco: a busca de benefícios para a população, melhorando a vida e o dia-a-dia das pessoas.

Kassab transitou da Câmara de Vereadores à Assembleia Legislativa e ao Congresso, cumprindo mandatos como vereador, deputado estadual, deputado federal, e ainda, no Executivo, como: secretário municipal de Planejamento de São Paulo, vice-prefeito e prefeito. Foi também Secretário da Casa Civil e duas vezes Ministro, Kassab quer renovar a política.

Em 2008, com 60,72% dos votos, tornou-se o primeiro prefeito reeleito da história de São Paulo (2006 a 2012).  Atualmente Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais do Governo Tarcísio de Freitas.