13 JUN 2023
Sábado tem feira de sementes crioulas na Fundação Educacional
No próximo sábado (17) a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar em parceria com a Fundação Educacional de Andradina, vai realizar mais uma feira de sementes crioulas na quadra da FEA. O evento está no calendário de festejos dos 86 anos de Andradina.

As sementes crioulas são aquelas que não sofreram modificações genéticas por meio de técnicas científicas de melhoramento genético, a transgenia. O propósito é utiliza-las de forma a auxiliar os assentados na sua sobrevivência, tornando viável a produção do seu próprio alimento e a comercialização dos seus excedentes, sendo uma alternativa para geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.

Segundo a secretária da pasta, Leila Rodrigues, esta é mais uma oportunidade, para a troca de experiências e sementes, além de difusão desta filosofia de cultivo.

“Precisamos estimular o plantio e a disseminação das culturas agrícolas crioulas é uma prática adotada para obter produtos sem modificação genética”, disse.

O programa “Sementes Crioula” nasceu de um estudo de extensão acadêmica, evoluiu e virou prática na região, atendendo centenas de famílias assentadas e atualmente é base para um modelo agrícola diversificado e uma forma de manutenção do autoconsumo para essas famílias. As sementes são economicamente viáveis por poderem ser cultivadas com a entrada de menor quantia de insumos externos e apresentarem melhor adaptação ao ambiente no qual são cultivadas.

Somente em Andradina, são 622 famílias assentadas, distribuídas nos assentamentos Josué de Castro, Belo Monte, Arizona, Primavera e Timboré. Para elas, o programa proporciona geração de renda, soberania alimentar e segurança nutricional.

Durante a feira também vai haver a comercialização de produtos artesanais, troca de sementes crioulas, mudas de árvores, ervas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Uma grande concentração de atividades artísticas, artesanato e gastronomia acontece nesta sexta-feira e sábado (9 e 10) no Centro Cultural Pioneiros de Andradina.

Dentro do calendário de Festejos dos 86 anos de Andradina  Megafeira “Estação das Artes” é um evento pluricultural que vai reunir exposição de produtos diversos, música exposição de flores, feira de artesanato, ente outros.

O evento ainda conta com o grupo vocal Artetude, Pedro Vilas Viola e Banda Show,
concurso de quadrilhas, show Luiz Gonzaga do Acordion, Orquestra de Viola Caipira Rei do Gado  e Reborn Dance Estúdio.

Segundo o secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, André Ricardo Lopes, “o Centro Cultural se reforça como ponto de encontro para as manifestações artísticas e local preferido das famílias andradinenses”.

AGENDA FESTEJOS 86 ANOS

17/06 PRIMEIRO PEDAL AMBIENTAL
Saída ECOPONTO (Rua Guiomar Soares) 07h30

17/06 FEIRA SEMENTES CRIOLAS