28 ABR 2023
Caravana 20 anos da TV TEM: Daqui a pouco no Centro Cultural
Começa às 11h45 desta sexta-feira (28) a transmissão da Caravana de 20 Anos da TV Tem diretamente do Centro Cultural Pioneiros de Andradina. A cidade é a 17ª cidade do noroeste paulista a receber a caravana que comemora os 20 anos da emissora.

A história do município começou na década de 1930, quando Joaquim de Moura Andrade comprou grandes áreas de terra na região. Ele viu a oportunidade de criar um local onde as coisas pudessem dar certo sem maiores complicações. Quando se cria uma cidade, você tem que dar uma estrutura para que dê certo. Ele não só comercializou terras, mas conquistou o sonho dele.

A trajetória de Moura de Andrade começou durante a crise do café no Brasil, quando conseguiu vender sacas de café a um árabe, segundo a neta dele. "Meu avô escutou uma conversa entre árabes dizendo que pagariam o que estava pedindo pelo café. Ele contou isso para o patrão, no qual ofereceu uma porcentagem da venda. Esse foi o começo da vida dele, que mesmo na crise do café onde as pessoas estavam queimando suas lavouras, vendendo fazendas, ele ganhou muito dinheiro", conta Stela de Andrade Haik.

A fortuna feita como negociador de café levou Moura de Andrade para o noroeste paulista. Ele ainda pôde realizar o sonho de se tornar fazendeiro, iniciando a história na pecuária de Andradina.
“Ele comprou muitas de terras, de vários títulos, e começou pela Fazenda Guanabara. A fazenda era muito grande e o objetivo era a criação de gado, ele ficou com tantas cabeças de gado que acabou fundando um frigorífico para abate do próprio gado", lembra a neta.

Esse frigorifico viria a se tornar a sede da maior indústria da carne do mundo e até hoje é responsável por exportações de R$ 2,5 bilhões de produtos saídos de Andradina.

Em 2022, o município também ganhou destaque no lazer. Um parque aquático de 30 mil metros quadrados foi fundado e movimentou o mercado de trabalho com centenas de contratações.
"Em períodos de baixa temporada fazemos até 3 mil visitantes por semana, e 5 mil visitantes em períodos de alta temporada, como dezembro e janeiro. Recebemos pessoas da capital e regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas", conta Cássia Dantas, gerente comercial do parque.

Além do parque aquático, o setor hoteleiro também se preparou para receber novos visitantes.

A cultura de Andradina também é destaque com nomes importantes, como a poetisa Cora Coralina, natural de Goiânia (GO), mas viveu na cidade durante as décadas de 1940 e 1950.

Já o pintor e escultor Adélio Sarro nasceu em Andradina e possui obras espalhadas por mais de 40 países.

Caravana 20 Anos
Localizada a 629 quilômetros da capital paulista, Andradina fica no noroeste paulista. O município possui uma população estimada em 57.245 habitantes, de acordo com dados do IBGE divulgados em 2021.

A cidade é 17ª a receber a Caravana 20 Anos. A apresentadora do TEM Notícias 1ª edição de Rio Preto, Nilessa Tait, vai comandar o telejornal no Centro Cultural Pioneiros, a partir das 11h45.

A Caravana 20 Anos será realizada até 6 de maio, dia do aniversário de 20 anos da TV TEM.

"A cada sexta-feira vamos estar em praça pública com o nosso âncora do 1ª edição, ancorando o jornal desse lugar, falando sobre a cidade, a cultura local, enfim, o que a cidade tem para oferecer. Geralmente são cidades que tiveram importância em alguma reportagem ao longo desses 20 anos da TV", explica o diretor de jornalismo da TV TEM, Osmar Chor.