14 ABR 2023
Sinal sonoro de escolas municipais serão substituído por sons suaves
A Secretaria da Educação de Andradina está trocando os sinais escolares tradicionais por um som mais agradável aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Esses alunos possuem hipersensibilidade sensorial e sofrem com sobrecarga dos sentidos, podendo causar fobia, pânico e agressividade.

O projeto padrão foi instalado na Escola Municipal “Zoraide de Carvalho Oliveira” que passou por teste na manhã desta sexta-feira (14), onde a tradicional sirene foi substituída pela música “Superfantástico”, do grupo musical infantil ”Balão Mágico”, que fez sucesso na década de 80.

Segundo explica a Secretária de Educação Estela Cassiolato Goda devida a essa particularidade  é importante adequar as sirenes e alarmes sinalizadores de início e de término das aulas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. As sirenes devem ser substituídas de forma gradativa por sinaleiros musicais.

“Essa mudança simples tem uma grande eficácia, com intuito de não gerar mais nenhum incômodo a esse grupo de crianças que necessitam frequentar os estabelecimentos de ensino de forma mais agradável e saudável possível”, afirmou Estela.