09 MAR 2023
AGRICULTURA
Espanhola de 102 anos é a mais velha mulher na ativa no campo
Ana Juliana Rodrigues de Campos, que no Brasil ficou conhecida como Anita é a mulher mais velha no campo na cidade de Andradina. Se engana que essa espanhola de 102 anos está encostada,, até hoje é ela quem cuida da horta da propriedade rural no Timboré, onde ela participou ativamente dos movimentos pela reforma Agrária.

Anita foi uma das homenageadas no Encontro com Elas no campo, da Secretaria de Agricultura de Andradina e recebeu uma visita pra lá de especial, o prefeito Mário Celso Lopes a quem ela queria conhecer. No encontro, que também contou com a presença da secretária Leila Rodrigues.

“Pudemos ouvir a história de coragem dessa mulher que sem dúvida representa a mulher do campo de Andradina. Um verdadeiro exemplo”, disse o prefeito.

Anita completou um ano de vida a bordo do navio que a trouxe para o Brasil, em 1923. Após o fim da primeira guerra mundial e advento da gripe espanhola, o cenário político do país não ia bem já a sombra da Ditadura de Primo de Rivera o capitão-general que deu um Golpe de Estado ficando no poder de 13 de setembro de 1923, até 28 de janeiro de 1930.
A família de imigrantes sempre se dedicou a agricultura o que deu a Anita uma vocação e foi no campo que ela criou 10 filhos criando um grande link com o campo.