06 MAR 2023
Investimento próprio transforma escola rural em modelo para a educação
Quase R$ 700 mil (setecentos mil Reais) foram investidos pela Secretaria Municipal de Educação para transformar a vida e realidade de aproximadamente 30 alunos da região do Timboré, em Andradina. Se contado o valor investido, são quase R$ 20 mil por aluno, apenas para a reforma e ampliação da EMEIEF “Educador Paulo Freire”, que se tornou assim um exemplo para toda a Educação Regional,

Segundo a secretária de Educação do Governo de Andradina, Estela Cassiolato Goda, a razão de tamanho investimento é para que todo e qualquer aluno da Rede Municipal de Andradina receba a mesma qualidade de ensino, independentemente se mora na zona rural, num bairro de “centro” ou na periferia.

A inauguração da escola, aconteceu na manhã de segunda-feira (6) com a presença da secretaria de Educação Estela Goda, do subsecretário Cleberson Santos, do vice presidente da Câmara Fabrício Mazotti, dos vereadores Professor Luzimar e careca da natação, além de secretários de governo, líderes da comunidade e famílias dos alunos.

A escola está localizada no Assentamento Timboré "Projeto Liberdade", “Agrovila - Bela Vista", sendo responsável por atender as crianças de 176 famílias, oriundas do assentamento, além das 51 famílias do “Timborézinho” e das 26 que ocupam uma área de reserva, que também faz parte de projetos de reforma agrária. A presença da escola evita que os alunos tenham o desgaste de acordar de madrugada para viajar mais de 50 quilômetros, entre ida e volta para estudar na cidade.

O investimento total no projeto é de R$ 672,064.91 (seiscentos e setenta e dois mil, sessenta e quatro Reais e noventa e um centavos) e as crianças passaram a ter todas as comodidades dos alunos da cidade incluindo climatização das salas e a merenda escolar que é uma marca de qualidade da Educação andradinense. Os alunos que estudam com apostilas no Sistema Sesi de Ensino, ainda possuem no currículo aulas de artes, musica, entre outros.

“Sempre digo desde nosso primeiro dia de trabalho que a educação está e sempre estará em primeiro lugar. Não existe nação desenvolvida sem uma educação desenvolvida e não medimos esforços para que a nossa seja um exemplo para todos”, disse o prefeito Mário Celso.

Durante o discurso na inauguração o prefeito anunciou que as crianças terão tablets para estudar, uma ferramenta que já é comum para os demais alunos da Rede Municipal,

Mais presenças
As Supervisoras de Ensino Adriana Alves, Fernanda Massuia, Izabel Gimenes, Viviane Serafim, a Diretora do Polo, Luiza Helena Marin Marini, a Vice diretora de Polo- Mariselena da Silveira Miguel a vice diretora da EMEIEF, Ana Paula Dal Santos, as coordenadoras da SME-  Marcia Pugliese, Kely Rufino, Talita Sanches e Elisete Boni, a Diretora substituta da EMEBI "Ondina H. de  Castilho", Célia Neves e  a vice Márcia Leite;  a Diretora da EMEIEF- Leonor Salomão: Lidiane Bezerrae Gestora do CEI "Expedicionário Euphosino Almeida", Neide Louro.

Uma Nova Escola
Dentre as melhorias realizadas na EMEIEF,  destaca-se a construção de duas novas salas de aula com 49m2, construção de novas salas de direção/coordenação, sala de leitura e biblioteca, salas de estudo e planejamento aulas para os professores, reforma das salas de aula já existentes, troca de todo piso da escola por granilit, sendo nas salas de aula e refeitórios, banheiros ala administrativa porcelanato, construção de passarela coberta do portão da escola até a porta das salas de aula  para os alunos se protegerem da chuva, construção de depósito, instalação de parquinho Playground, tornando-se a única escola da rede a ter o mesmo de maior tamanho com três torres podendo proporcionar maior entretenimento para as crianças,  Instalação de dois aparelhos de ar condicionado 18.000 BTUS inverter por sala de aula, perfuração de poço profundo próprio para  captação de água potável, instalação de lousas de vidro temperado nas salas de aula, pintura interna e externa no prédio, melhoria na estrutura elétrica, melhoria no refeitório, inclusive com forramento em PVC do mesmo dentre outras.
06/03/2023
REFORMA E AMPLIAÇÃO DA EMEIEF EDUCADOR PAULO FREIRE NO TIMBORÉ