23 FEV 2023
ECONOMIA
EMPREGOS
Andradina ganhou 773 novas empresas em 2.022
Em 2.022 Andradina registrou a abertura de 773 novas empresas e o fechamento de 486 empreendimentos. O ano terminou, portanto, com saldo positivo de 287 novas empresas abertas durante o período, com 4.343 empresas ativas no momento no município. As novas empresas estão habilitadas a desenvolver 2.510 atividades. Os números são do setor de Cadastro e Tributação da Prefeitura de Andradina.

Diversos fatores impulsionaram o empreendedorismo na cidade após o impacto da pandemia na economia nos últimos dois anos, onde milhares de pessoas perderam o emprego e, para recuperar a renda, abriram o próprio negócio. Outras já tinham um negócio informal e optaram por regularizar.

A maioria abriu o seu CNPJ pelo MEI, devido à flexibilização permitida pela Reforma Trabalhista ou para viabilizar um micronegócio que estava nos planos há anos e saiu do papel no momento atual.

A evolução da atividade turística também incentivou a abertura de novas empresas dentro do Trade Turístico, que hoje tem aproximadamente 400 empresas em atividade. “Trade Turístico” É uma atividade econômica representada pelo conjunto de transações compra e venda de serviços turísticos. Os principais segmentos são meios de hospedagem, bares e restaurantes, mas também são bem representativos as agências de viagens e turismo, empresas de transporte, lojas de suvenir's e todas as atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente a atividade turística.

Para 2023, ao analisar os dados de períodos anteriores, a perspectiva é positiva e Andradina deva acompanhar a evolução do brasil que prevê um crescimento de 8,6%.