21 NOV 2022
Pais de crianças de 4 e 5 anos devem matricular seus filhos nas CEIs
A secretária de Educação de Andradina, Estela Goda está convocando os pais de crianças de 4 e 5 anos de Andradina para matricularem seus filhos na Rede Municipal de Ensino. Segundo a secretária existem vagas em todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) do município, não havendo dificuldade para o ingresso das crianças na vida escolar.

Para se atingir a alfabetização, que em a princípio significa o domínio da leitura e da escrita, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. Essas etapas compõem a chamada “fase pré-escolar”.

Segundo Estela, os pais podem procurar o Polo Educacional  mais próxima de suas casas para realizar a matrícula das crianças.

“O processo de alfabetização, é bastante complexo para a criança, por isso a importância de se promover acesso ao período pré-escolar que dará a criança o suporte necessário para que ela prossiga a caminho do conhecimento”, disse a Secretária.

Uma criança sem o preparo necessário, pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no papel.

Outro ponto a se considerar é que, segundo estudos, a frequência na escola contribui para a melhoria na autonomia, concentração e sociabilidade da criança e para bons resultados no desenvolvimento intelectual e sociocomportamental. As pesquisas mostram ainda que a duração desse impacto positivo se estende dos primeiros anos do aprendizado até a vida adulta da pessoa.