03 OUT 2022
Campanha contra a Poliomielite é prorrogada até 30 de outubro

Seguindo orientações dos órgão estaduais, Andradina decidiu prorrogar a campanha de vacinação de crianças de um a cinco anos incompletos contra poliomielite até 30 de outubro. A decisão considera a baixa adesão à imunização no Estado.

As vacinas contra a pólio (ou paralisia infantil) estão disponíveis em todas nas unidades de saúde Leste (Santa Cecília), Adilson Dantas (Jardim Europa) e Benfica no horário das 8h às 18h.

Contexto da doença - Em julho de 2022, os Estados Unidos registraram um caso de pólio, o primeiro em quase uma década. A pessoa não era vacinada. Países como o Paquistão e o Afeganistão apresentam cenário epidemiológico em que a poliomielite é doença endêmica, ou seja, o vírus circula.

Com o tráfego aéreo constante, é essencial que as coberturas vacinais sejam superiores a 95% para proteger as populações. O Brasil não atinge a meta desde 2015. Em Porto Alegre, o percentual vem diminuindo também no mesmo período. Essa situação coloca a cidade e o país em risco de reintrodução do vírus, especialmente se considerado o tráfego internacional de pessoas em viagens pelo mundo e a forma de transmissão do vírus.