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SET
13
13 SET 2022
Governo de Andradina e ACIA vão conhecer case de sucesso do artesanato de Três Lagoas
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Uma comitiva andradinense realizou uma tarde de troca de experiências com representantes da Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS) e consultoria da Suzano para conhecer o “case” de sucesso que revelou o artesanato da região Leste de Mato Grosso do Sul para o mundo.

Participaram do encontro com a presidente da ACLAMS, Aline Araújo, o consultor Adriano Sakata e a Subsecretaria do Turismo, Viviane Castro Elois, o secretário de Esportes. Cultura, Lazer e Juventude, André Lopes, o Subsecretário de Desenvolvimento, Marcos Okajima e a gerente da Associação Comercial e industrial de Andradina (ACIA). Marise Teixeira.

Segundo Viviane, para o turismo, em pleno desenvolvimento em Andradina, o artesanato é sempre um atrativo e fomento da atividade, pois gera renda para a população local e valoriza o artesão. Na experiência de sucesso de Três Lagoas, graças a boa relação com o poder público e a consultoria da empresa Suzano, que acompanha de perto as ações e o desenvolvimento da atividade, o público de todo país e até mesmo do exterior conseguem ter acesso à riqueza do artesanato sul-mato-grossense. E para quem não acredita que a atividade pode ser rentável, na Casa do Artesão de Três Lagoas existem peças de até R$ 3,5 mil.

Uma das atividades que colocaram o artesanato da Costa Leste no mapa foi, através da parceria entre o Sebrae/MS com a empresa Suzano, a criação de um catálogo (“Arte Feita à Mão”), que mostra o trabalho de artesãos e mais de 100 peças artesanais inspiradas na fauna e flora do bioma Cerrado.

De acordo com a presidente da ACLAMS, Aline Araújo, o catálogo é a concretização de um amplo projeto de criação de identidade cultural nos produtos artesanais. “A iniciativa trouxe grandes benefícios para os artesãos envolvidos, valorizando o artesanato, ao ampliar suas possibilidades de divulgação e de comercialização”, explicou

Segundo Adriano Sakata, outra característica peculiar no trabalho dos artesãos, que representa um grande argumento de venda, são que os produtos, desde os mais simples aos mais elaborados, apresentam a valorização cultural do Matogrosso do Sul, apresentando araras, tuiuiús, jacarés, onças, capivaras, peixes e muitos outros animais que tomaram novas formas a partir do desenvolvimento dos produtos, seja nas esculturas em madeira, cimento e metal, ou até mesmo nas peças em crochê, nos bordados, tecelagem manual, papelaria, reciclagem, e em outras técnicas. “Os produtos são desenvolvidos dentro de uma linha de identidade sul-mato-grossense e sem dúvida impulsiona as vendas no setor”, declarou.
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