23 MAI 2022
UVZ realizou 1,5 mil castrações de gatos em um ano

A castração de gatos em Andradina é um sucesso. Em um ano já foram castrados 1.501 gatos, ou seja, mais de 30% da demanda atual que são 4 mil animais. O serviço havia sido interrompido nas administrações anteriores e foi retomado pelo atual Governo de Andradina, sendo realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (antigo CCZ).

O programa municipal de castração é destinado a animais resgatados, comunitários, de protetores independentes, adquiridos em feiras de adoções e de famílias. O atendimento também está sendo feito através de indicação da APAAR (Associação Protetora dos Animais e Andradina) que possui uma demanda reprimida de animais resgatados e acolhidos.

Os procedimentos, gratuitos, são realizados na UVZ em ambiente totalmente equipado.

Segundo o chefe do setor, o médico veterinário Dr Aziz Abdelnour, o trabalho é realizado por agendamento. “Quem tem cão ou gato considera seu animalzinho um membro da família. Afinal, ele é o companheiro que está sempre ao seu lado, por isso merece ser bem cuidado. Uma medida benéfica para a saúde dos pets é fazer a castração”, disse o veterinário.

O coordenador do setor, Diogo Almeida, explica que a unidade tem a capacidade de atendimento diário onze animais, 6 fêmeas e 5 machos pois o processo de castração das fêmeas é mais demorado por se tratar de procedimento cirúrgico mais invasivo. Os gatos devem ser levados a UVZ em caixas de transporte de animais individuais, uma medida para proteção dos próprios animais.

Para cães, geralmente animais maiores e com peculiaridades na hora da cirurgia, a prefeitura está realizando uma licitação para contratação de clinicas particulares.

Tanto para cães ou gatos, a castração também evita que o animal tenha crias que, porventura, o tutor não possa cuidar, evitando assim o abandono de animais. O abandono de animais é considerado crime.

Leishmaniose

Para combater a leishmaniose o Governo de Andradina está realizando exame em cães, casa à casa. No momento as atividades estão concentradas no bairro Stella Maris mas irá percorrer toda a cidade.

O exame é gratuito e também está à disposição da população através de agendamento via fone (18) 3722-4910.