10 NOV 2021
Educação será o primeiro setor 100% autossuficiente em energia elétrica
Já está aberto o processo licitatório que vai transformar todos os prédios e escolas ligadas à Secretaria de Educação de Andradina, totalmente autossuficientes em energia elétrica. A inclusão da matriz energética fotovoltaica faz parte dos planos do prefeito Mário Celso Lopes de tornar todo serviço público, incluindo a iluminação de postes e espaços públicos 100% autossuficientes.

O investimento nos prédios da educação será de aproximadamente R$ 4 milhões. A aposta do prefeito é que o município economize cerca de R$ 3,5 milhões por ano da compra de energia elétrica da concessionária.  “Vamos aproveitar o imenso potencial solar que temos em nossa cidade e aderir a uma energia limpa e barata”, disse Mário Celso.

Segundo a secretária de Educação, Estela Cassiolato Goda, este ano já foi apresentado o primeiro estudo completo de eficiência energética que vai permitir que toda a demanda do município seja convertida em produção de energia solar, realizado pelo subsecretário de Educação, o engenheiro Geraldo Pilla.

“Neste primeiro momento a mudança vai contemplar todas as escolas, creches, cozinha piloto e setores ligados a educação. Isso vai permitir uma grande transformação principalmente no atendimento aos alunos”, disse Estela.

Masterplan
Mário Celso anunciou mesmo antes de sua posse que Andradina iria gerar sua própria energia elétrica e se livrar de uma conta que ultrapassa R$ 295 mil por mês e mais de R$ 3,5 milhões por ano.

Para que isso aconteça em todos os ambientes públicos, a proposta é que sejam instaladas placas solares em uma usina municipal para que o excedente da produção seja utilizado para pagar a conta de todos os prédios públicos.
Esse sistema aplicado na iluminação pública ainda vai livrar o andradinense do pagamento da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), que hoje custa mais de R$ 14,00/mês ao contribuinte.

Com a energia gerada por meio desse sistema de baixo custo de operação e manutenção, a expectativa é que além da economia por ano dos cofres públicos municipais, outros atendimentos sejam melhorados, como a instalação de ar condicionado a todas as salas de aula de Andradina. Com o valor economizado na conta de energia, a usina solar poderá ser paga em poucos anos. “Essa é a matriz energética que mais cresce mundialmente”, disse Lopes.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024