Andradina/SP
A presença de pássaros migratórios, como as andorinhas, ou até mesmo pombos caseiros e outras aves endêmicas em Andradina, são um martírio para os frequentadores de praças arborizadas da cidade. Nem mesmo a beleza das revoadas aplacam o mal estar de ver a praça símbolo de Andradina suja e malcheirosa.
A praça “Antônio Joaquim de Moura Andrade”, um dos cartões postais da cidade é a mais afetada no município. Sem uma solução definitiva para o problema, a secretária municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Produção e Agricultura Familiar, Leila Rodrigues, desenvolvia ações de limpeza mensalmente.
"A questão é difícil de ser resolvida a curto prazo, porque essa praça está na vida dos pássaros, em casos como as das Andorinhas, elas sempre voltam ao loca do nascimento, o que pode estar acontecendo há décadas ou quem sabe muito mais tempo do que a existência da cidade", explicou.
Com a preocupação de manter o espaço limpo, o prefeito de Andradina lançou um decreto municipal reforçando as medidas de limpeza. As ações começaram na manhã desta sexta-feira (7) e será repetida semanalmente nos dias 14, 21 e 28 de maio, sempre no período das 07:00 hrs, previsão de término até as 10:00 hrs. A lavagem utilizará um caminhão pipa e tem como objetivo um melhor conforto a todos os munícipes e cidadãos que essa o frequenta.
"A questão da sujeira provocada pelas aves é difícil de ser resolvida, uma vez que, se por um lado as pessoas sofrem por conviverem com o mau cheiro e com a sujeira provocada pelos pássaros, por outro, a legislação ambiental determina a proteção e preservação das espécies, impedindo ações que coloquem em risco ou promovam extermínio das aves", diz.
Leila ainda observa que o aumento na quantidade de pássaros nas praças e nas ruas da cidade acontece em decorrência do desmatamento. “Os pássaros foram pouco a pouco perdendo o seu habitat natural e encontraram nas árvores da cidade um local de refúgio", pontua.
Fotos - créditos: Comunica Andradina/Prefeitura