23 MAR 2021
Andradina comemora Dia Mundial da Água com plantio de árvores na Vila Mineira

Andradina/SP

Na última segunda-feira (22 de março), data em que foi comemorado o Dia Mundial da Água uma ação da Prefeitura de Andradina e concessionária Águas Andradina, deu om primeiro passo para  arborizar a praça João Leite na Vila Mineira.

O plantio de árvores nativas e frutíferas, realizado pela Águas Andradina em parceria com  a Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Produção da Agricultura Familiar da Prefeitura, que tem como secretária Leila Rodrigues.  “Essas novas árvores deixarão a praça mais bonita, trará ar puro para os moradores do bairro, sombras para as crianças que frequentam o local e frutos para os pássaros, além de beneficiar a cidade como um todo”.

As espécies plantadas serão Jacarandá, Escovinha, Chuva de Ouro, Ipê Anão, Carobinha, Aroeira, Pimenteira, Resedá Quaresmeira, Goiabeira e Aceroleira. A arborização deste local também corrobora para a atenuação do clima e manutenção do ciclo de chuvas.
Além deste plantio, também faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água a aplicação de uma pesquisa on-line para as crianças de 5 a 10 anos da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo é descobrir como o óleo de cozinha é descartado nas casas desses alunos. “Com esses dados em mãos, vamos orientar as famílias sobre a forma correta de descarte e colocar pontos de coleta em alguns locais da cidade”, conta Leila.

Segundo o diretor geral da Águas Andradina, Antonio Hercules Neto, esse projeto é de extrema importância já que o óleo de cozinha jogado no ralo da pia vai para a rede de esgoto, causa danos nas tubulações, contamina os mananciais, além de entupir as caixas de gordura de residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos para o meio ambiente. “Sempre apoiamos projetos socioeducativos. Estamos ao lado de todas as ações que tenham como objetivo central a preservação do meio ambiente”, conclui Hercules.

A ação integra o novo plano estratégico de sustentabilidade da Iguá Saneamento, uma das controladoras da Águas Andradina, que visa transformar a empresa em referência nacional e internacional em questões de governança ambiental no saneamento. São quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais, como SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

Fotos - crédito: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura