10 FEV 2021
Cultura abre projeto para incentivar empreendedores do artesanato

Andradina/SP

A Secretaria de Cultura e Esporte da Prefeitura de Andradina abriu hoje (10) as inscrições para um projeto de Cultura Sustentável, para explorar as relações entre o empreendedorismo e o artesanato. Segundo o secretário da pasta, André Ricardo Lopes, a cultura vai estar cadastrando os artesões da cidade até o próximo dia 28 de fevereiro. O objetivo do cadastro é a promoção de trocas de experiência, promoção de feiras temáticas e orientações de como tornar o artesanato uma atividade lucrativa através do empreendedorismo.

A secretaria vai preparar, com todas as normas de segurança contra  o avanço do Covid 19, um calendário de shows culturais, musicais, exposições, dança para acompanhar as feiras de artesanato.

“Pela qualidade e expressividade, Andradina tem condições de ser referência regional em artesanato. Então porque não associar a atividade aliada ao turismo regional. Isso é um caminho de duas vias com grandes possibilidades”, disse André.

Expressão Brasileira
O artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros, de acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A mesma pesquisa apontou que cerca de 8,5 milhões de brasileiros garantem o sustento do lar desta forma. Juntos, os empreendedores do artesanato movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano.

Apesar da cifra bilionária, poucos artesãos brasileiros viram de fato empreendedores do ramo, pela falta de apoio em gestão para profissionalizar a produção, aprender a precificar, atrair compradores e divulgar o trabalho. Enfim, tornar a atividade um meio de vida para eles.

“Temos muita riqueza cultural envolvida na atividade. De norte a sul do Brasil, materiais que parecem pouco nobres ou até descartados são transformados manualmente e viram artesanato, uma excelente opção de renda para famílias”, finalizou André Lopes.

Fonte: SECOM/Prefeitura
Autor: SECOM