09 FEV 2021
Andradina começa a vacinar idosos com 85 anos ou mais

Andradina/SP

O Secretário de Saúde da Prefeitura de Andradina, Dr João Leme, anunciou no início da tarde desta terça-feira (9), que já está aberta a segunda fase da vacinação contra a Covid-19 em idosos. A etapa inclui a imunização de idosos acima de 85 anos. Segundo o último Censo do IBGE existem na cidade 131 homens nesta faixa etária e 190 mulheres, perfazendo uma estimativa de vacinação total de 321 munícipes.

A cidade aguarda a chegada de novas remessas de vacinas para dar seguimento a vacinação de outras faixas etárias. "A nossa expectativa é de que atinjamos o máximo de pessoas possíveis com esta vacinação para que possamos passar para a próxima fase o quanto antes. Os municípios têm papel importante de organização da campanha no seu território. Estamos distribuindo as doses tão logo elas cheguem. É de suma importância que cumpramos o protocolo de orientação da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo e que cumpramos o nosso planejamento municipal”, disse João Leme.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Andradina abre nesta terça-feira (9) a vacinação de idosos com 90 anos em postos de vacinação instalados na EMEF “Josepha de Jesus Carreira”, no Benfica e na Emei “Maria Elizabethe Venturolli Pinese (Praça João Leite), na Vila Mineira
Os idosos vão receber doses dos imunizantes produzidos por Oxford ou Butantã dando sequência a campanha de vacinação que já imunizou 1653 pessoas em Andradina.

Postos
A decisão pela vacinação nesta faixa é embasada nas Diretrizes Técnicas do PNI (Programa Nacional de Vacinação) e considera um estudo populacional por grupo etário de indivíduos, suas condições socioeconômicas e principalmente a necessidade imperiosa de evitar exposição e aglomerações, visto ser este grupo de risco elevado.
A vacinação acontece em um posto instalado na EMEF “Josepha de Jesus Carreira”, no Benfica, e na Emei  “Maria Elizabeth Venturolli Pinese”, na Praça João Leite, na Vila Mineira. Os dois bairros são considerados estratégicos por conta da densidade populacional e sua localização.  A vacinação por drive-thru contra a covid-19 começa a ser realizada no próximo dia 12, com um posto montado na esplanada do Centro Cultural Pioneiros de Andradina.

Procedimentos pós vacinação
O registro será individual contendo informações de identificação pessoal que serão confrontadas com o número de dose recebidas. Será entregue um formulário para preenchimento antes da realização da vacina, com apresentação de comprovante de residência e documento de identificação. O paciente receberá o comprovante de vacinação, após a administração da vacina. Deverá guardar e apresentar para receber a segunda dose.

Acamados
Idosos nesta faixa etária que estiverem acamados, devem procurar o seu agente Comunitário de Saúde ou a UBS mais próxima de sua casa para informar a condição que as doses serão levadas nas residências.

Fonte: SECOM/Prefeitura
Autor: SECOM