09 FEV 2021
Prefeitura estuda pedido de transformação de Vigilância Sanitária e Epidemiológica em regional para Andradina
Foto Noticia Principal Grande

Andradina/SP

Um grupo de servidores da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, acompanhado do vereador Hugo Zamboni (Patriotas) esteve no gabinete do prefeito Mário Celso Lopes nesta segunda-feira (8) para estudar a possibilidade para tornar o órgão de subgrupo para grupo a serviço da regional de Andradina. Participaram da reunião Samir Jorge (engenheiro) Edméia Caetano (enfermeira Diretora da Vida), Sandra Zamboni, Selma Spegiorin (enfermeira), Antônia Neves (oficial administrativo), Laerte Berto (oficial operacional), Edgar Porfírio e o Secretário de Governo da Prefeitura, Ernesto Júnior.

Os funcionários da Vigilância são ligados ao Governo do Estado e atualmente são responsáveis pelo atendimento a cerca de 40 municípios na região de Araçatuba. Segundo Zamboni a possibilidade de elevação da região a Subgrupo de Andradina, diminuiria o número de municípios a serem atendidos e aumentaria a eficiência no serviço.

“Ficou ainda mais evidente o trabalho e esforço dos profissionais da Saúde no contexto da pandemia que atravessamos, em especial os profissionais de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica que cumprem papel fundamental fornecendo dados e diretrizes para que as ações de combate à Covid-19 sejam bem balizadas tornando a figura da vigilância epidemiológica ainda mais importante para o dia a dia das pessoas e do ambiente econômico”, disse Zamboni.

COVID
A elevação também pode ajudar Andradina a receber um tratamento diferenciado em relação ao Plano São Paulo de enfrentamento ao Covid 19.  Há pouco tempo a cidade de Araçatuba, a atual sede regional, puxou toda a região para baixo por seus altos índices de casos positivos da doença. Andradina acabou rebaixada para a Faixa Vermelha, aumentando assim as restrições a serem impostas à população e ao comércio local. Caso a região de Andradina fosse independente, com seus números ela teria continuado na Fase Amarela do Plano.

Com a descentralização da estrutura de Andradina,  o município, bem como as cidades da região teriam autonomia administrativa para apurar e tratar de maneira mais precisa os índices que projetados.

Região Administrativa de Andradina

O pedido vem de encontro ao desejo do prefeito Mário Celso de dar independência a 17 municípios da atual região Administrativa de Araçatuba. “Temos um compromisso do Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, Marcos Vinholi em promover essa separação e vamos cobrar em bloco, com apoio dos prefeitos da AMENSP. Temos certeza que este será o caminho para o desenvolvimento da região, não só na área do desenvolvimento econômico, mas em todas, incluindo a saúde”, disse Mário Celso.

Mário Celso sinalizou ser favorável à descentralização e disse que o conceito vai de encontro ao seu projeto de fortalecimento da nossa região. O prefeito tem uma reunião agendada para essa terça-feira (9) com o secretário Marco Vinholi e vai protocolar pessoalmente mais este pedido.

O vereador também acredita que, em curto prazo, tal separação pode auxiliar em muito o arranque das atividades econômicas e futuramente das atividades turísticas da cidade.

Fotos - créditos: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura