05 FEV 2021
Prefeito quer aproximar saúde municipal da excelência do tratamento humanizado do Hospital do Amor
Foto Noticia Principal Grande
O trabalho realizado no Hospital do Amor é reconhecido no Brasil e no mundo como referência.

Andradina/SP

Um grupo do Hospital do Amor de Barretos esteve em Andradina nesta quinta-feira (4) para um encontro com om prefeito Mário Celso Lopes. A visita é fruto da primeira ação do prefeito d Andradina após as eleições que foi um dia de estudos com Henrique Prata, o grande Ceo do Hospital do Amor.

“Nosso sonho sempre foi implantar uma unidade do Hospital do Amor em Andradina para diminuir o sofrimento das pessoas que tem que se deslocar para longe em busca do tratamento humanizado que é a marca da administração de Henrique Prata frente ao antigo Hospital do Câncer. Como ele me prometeu, a equipe esteve em Andradina para fazer um diagnóstico do nosso sistema municipal de Saúde e levantar as potencialidades para a instalação de um núcleo ou até mesmo o modelo de atendimento que deu renome internacional ao Hospital do Amor”, explicou Mário Celso.

O grupo formado pelo o Dr Edmundo Mauad (Hospital do Amor de Barretos), Dr Sérgio Serrano (Diretor da Faculdade de Medicina de Barretos) e Leonardo de Paula Almeida, coordenador da Unidades Básicas de Saúde de Barretos ligadas a Fundação Pio XII tiveram um dia inteiro de reuniões e visitas tendo Mário Celso como anfitrião e a presença do vice-prefeito o médico Dr Paulo Assis, do secretário de Saúde Dr João Leme e do secretário de Governo Ernesto Júnior. Além de conhecer a estrutura da Saúde do município, o grupo fez visitas presenciais a UBS da Vila Mineira e a UPA 24 horas de Andradina.

“Dr Edmundo Mauad que é o diretor geral do hospital de amor de Barretos veio conhecer a nossa saúde pública para poder entender um pouco e trazer para nós o que há de melhor na medicina mundial. Levamos o grupo para conhecer os nossos procedimentos da saúde pública para orientar e encaminhar possibilidades de parcerias com o Hospital do Amor para o aperfeiçoamento do tratamento dado em nossas unidades e quem sabe a implantação de uma unidade ligada a eles”, disse Mário Celso.

Todas as informações coletadas em Andradina vão se tornar um relatório diagnóstico de com o está o atendimento de saúde no município, e formularão um plano de ação para aproximar nossa realidade a excelência no atendimento da saúde básica e o acolhimento humanizado de pacientes promovido nas unidades do Hospital do Amor.

“Eu queria dizer que oi uma honra em receber Prefeito Mário lá em Barretos e a gente tem que retribuir. A nossa sensação é que o prefeito é uma pessoa que faz as coisas acontecerem, e rápido e a gente quer passar nossa experiência para a cidade dele aqui, o sistema de saúde daqui é um dos melhores do país e que seja até melhor que o nosso em Barretos”, disse o Dr Mauad.
Agora é a vez de um grupo Andradinense, formado por Paulo Assis, João Leme e funcionários estratégicos da Saúde de Andradina participar de dias de estudo em Barretos, para tratar do diagnóstico e saídas para melhorar a saúde andradinense.

Humanizando a Saúde

O trabalho realizado no Hospital do Amor é reconhecido no Brasil e no mundo como referência na atuação no campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento, tendo sido, inclusive, eleito em pesquisa popular o melhor hospital conveniado ao SUS do Estado de São Paulo, com 97,2% de aprovação em categorias como serviço, infraestrutura, limpeza e qualidade do atendimento, ou seja, é o maior centro gratuito de tratamento e combate ao câncer no País.

Em Barretos o complexo de saúde é composto por três unidades, com dezenove pavilhões em uma área de 120.000 metros quadrados. Existem ainda oito filiais no interior paulista e em Mato Grosso do Sul, Rondônia, Bahia e Sergipe, essa última aberta em junho de 2017, na cidade de Lagarto. Henrique Prata afirma que o principal ingrediente inserido no Hospital de Barretos é o amor. “Os custos para praticar a medicina são secundários quando você imprime amor e solidariedade, se consegue fugir da concepção racional da medicina. Nossos principais exemplos são uma gestão cem por cento humanizada e com muito amor. Com essa fórmula é possível trabalhar de forma “sobrenatural”, salienta Henrique Prata.

De acordo com Henrique Prata, para que valores humanitários sejam implantados e aprendidos é preciso fomentar na formação básica dos alunos desde as faculdades de medicina o valor atribuído à Medicina de Família.

Fotos - créditos: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura