O Centro de Hemodiálise de Andradina, inaugurado em março de 2024, em um ano de atividades alcançou uma conquista histórica: o credenciamento oficial pelo Sistema Único de Saúde (SUS), anunciado nesta quarta-feira (17). A decisão permite que o município passe a receber recursos do Governo Federal e amplia o atendimento para pacientes de toda a região. Até o momento todo o dinheiro usado para o seu funcionamento, cerca de R$ 200 mil mensais, saiam exclusivamente da Prefeitura.
O anúncio do credenciamento foi feito pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltaram a importância da unidade para a saúde regional. O passo consolida Andradina como referência em atendimento de alta complexidade no interior paulista e reforça o compromisso da atual gestão em priorizar a saúde pública com investimentos concretos e resultados visíveis.
Geraldo Alckmin esteve na inauguração do Centro ao lado de Lú Alckmin recebendo a homenagem póstuma ao filho Thomaz Rodrigues Alckmin que dá nome ao Centro. Com o credenciamento do SUS, o Centro de Hemodiálise pode expandir sua capacidade de atendimento até chegar a 100 pacientes em diferentes turnos.
A secretária municipal de Saúde, Maristela Marinho, destacou que o credenciamento junto ao SUS consolida um trabalho iniciado pela atual gestão, que assumiu o compromisso de oferecer tratamento humanizado e próximo da família aos pacientes renais. “É uma vitória coletiva, fruto da visão do prefeito Mário Celso e do empenho de toda a equipe. Hoje, Andradina pode dizer que é referência em saúde pública”, afirmou a secretária.
Gestão de resultados
Desde o início, toda a transformação só foi possível graças à intervenção decretada pelo prefeito Mário Celso Lopes na Santa Casa de Andradina, que possibilitou reorganizar a gestão do hospital e abrir caminho para a instalação do serviço. Com a “parceria” entre a Prefeitura e a Santa Casa, o espaço, que permaneceu abandonado por quase uma década foi revitalizado e convertido em um serviço essencial para a saúde pública.
Durante o primeiro ano de funcionamento, o município custeou integralmente os atendimentos, investindo aproximadamente R$ 2 milhões dos cofres municipais. Isso garantiu que os pacientes de Andradina e região passassem a realizar suas sessões de hemodiálise na própria cidade, evitando longas e desgastantes viagens para locais como Ilha Solteira e Araçatuba.