O monumento em forma de enxada, que funciona como um relógio do sol, foi revitalizado pela Prefeitura de Andradina, com um investimento de aproximadamente R$ 30 mil. Essa iniciativa preserva a história e a tradição da Vila Botega e seus pioneiros. O relógio que mede as horas projetando a sombra do cabo da enxada, foi idealizado pelo artista autodidata Wilson Issamu Nakamichi, o Naka, um respeitado “criativo”, que versava sobre várias “ciências”.
Em especial, na “enxada” há toda uma simbologia, já que o instrumento de trabalho braçal, representa a força de vontade e capacidade produtiva do “Povo de Andradina”.
Com essa recuperação, a Prefeitura de Andradina segue com seu cronograma de revitalização de espaços e monumentos públicos, como visto, não só em espaços como a Praça Moura Andrade e demais, mas também em monumentos como os obeliscos da entrada pelo trevo da Guanabara, a cruz da primeira missa na praça Eduardo Ramalho Miranda (JBC), busto do fundador na Praça Moura Andrade, ente outros.
Com o término da recuperação enfim a homenagem ao pioneiro “José Botega” será oficializada. Segundo explica o vereador Kleberson Santos, desde a criação do monumento, a homenagem era informal por não existir uma lei que oficializasse o nome do local e da obra. “A cidade de Andradina é conhecida por sua rica história e tradições, e uma das mais importantes é a história dos povos e famílias que vieram de todas as partes do Brasil para buscar oportunidades na cidade que se desenvolvia na década de 30”, disse Kleberson Santos.
Segundo a professora Patrícia Botega, seu bisavô estava entre essas famílias e ajudou a desbravar a área onde hoje se localiza. Os Botega, de origem italiana, vieram a Andradinaem busca de oportunidades para trabalhar no campo e acabaram deixando uma marca indelével na história local por sua inclinação ao trabalho.
“A homenagem à família Botega não se limita apenas ao nome do bairro mas também é atribuída a escolha da forma do monumento erguido para lembrar da natureza trabalhadora da família. Vamos enfim reconhecer o valor dessa gente que merece e é um exemplo de trabalho”, Kleberson Santos.
Além do projeto para reconhecer a homenagem, que vai tramitar na Câmara de vereadores, “Professor Klebinho”, está pedindo novas estruturas ao local, incluindo uma placa com foto e nome do homenageado.