07 MAR 2024
Parceria com CONAFER impulsiona o melhoramento genético do rebanho em Andradina
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar do Governo de Andradina, em parceria com a CONAFER (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares), está promovendo um projeto inovador de inseminação artificial que visa impulsionar a qualidade do rebanho bovino e bubalino na cidade.

A iniciativa oferece aos pequenos pecuaristas a oportunidade de acessar sêmen de alta qualidade de touros geneticamente superiores, sem quaisquer custos.

A parceria ficou ainda mais forte com o início de mais uma etapa, do Programa + Pecuária Brasil, que ocorreu na última segunda feira dia quatro. O Programa é o maior do Brasil em melhoramento genético de rebanho bovino no país.

Segundo a secretária da Agricultura, Leila Rodrigues, o programa leva aos pequenos produtores a oportunidade de melhoramento e desenvolvimento genético aumentando principalmente os resultados na pecuária leiteira.  “Em médio espaço de tempo vamos colher excelentes frutos devido ao aumento tanto na produção leiteira como no rebanho de corte”, explicou Leila Rodrigues.

Como participar:

Os criadores interessados em participar do projeto devem se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar. A equipe técnica da secretaria irá orientar os criadores sobre o processo de inseminação artificial e fornece todo o suporte necessário
Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, no horário da 08:00 as 10:00 e das 13:00 até as 16 horas, levando CPF, identidade, comprovante de residência e documentos que comprovem a vacinação de brucelose e aftosa do ano corrente e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) impresso.

É preciso atender alguns critérios:

Da propriedade e do pasto: Curral em condições de uso, local para contenção adequada e pasto com cerca que contenha os animais, pastos que supram a necessidade nutricional do rebanho, cochos em quantidade e tamanho adequado para mineralização e acesso fácil à água.
Sanitários: Estar em dia com o órgão de Defesa Sanitária Estadual, portar o atestado de vacinação (brucelose/tuberculose) do Órgão de DS, rebanho vermifugado e em dia com as vacinação contra doenças reprodutivas e apresentando, no dia do início do protocolo, Escore de Condição Corporal (ECC) mínimo de 2,5 numa escala de 1 a 5.