29 FEV 2024
Com apenas 5 casos confirmados, Andradina segue em luta contra a Dengue
Enquanto a maioria das cidades paulistas estados registraram aumento, Andradina adotou medidas de combate ao Aedes aegypti e teve queda significativa da doença em comparação ao ano passado.
O número de casos confirmados de dengue no estado de São Paulo neste ano chegou ultrapassou chegou perto de 100 mil na última quinzena, de acordo com dados da Secretaria da Saúde. O número é o mais que o triplo do registrado no dia 6 deste mês, quando foram confirmados 29.386 casos no estado. Em todo o ano passado, foram registrados cerca de 319 mil casos.

Nos dois primeiros meses do ano de 2024 Andradina teve 228 casos de Dengue notificados, 5 casos confirmados e apenas uma internação. No mesmo período do ano passado foram registradas 482 notificações, 129 casos de dengue confirmados.

Segundo a secretária de Saúde do Governo de Andradina, Maristela Marinho, os números não significam “descanso”, as equipes da Saúde continuam com as estratégias adotadas desde o ano passado para impedir que a doença saia do controle no município. As ações percorrem tanto a Zona Rural quanto a Zona Urbana.

Sintomas e Precauções
Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea e dor nas costas.

Entre as recomendações gerais para eliminação dos criadouros do mosquito que transmite a dengue, a secretaria listou a eliminação de pratos de plantas ou o uso de um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; o descarte de pneus usados em locais apropriados; a retirada dos quintais de objetos como potes e garrafas, que acumulam água; verificação de possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; tampar ralos; manter o vaso sanitário sempre fechado; identificar sinais de umidade em calhas e lajes; verificar a presença de organismos vivos na água de piscinas ou fontes ornamentais.