05 FEV 2024
TURISMO
Secretaria de Turismo está mapeando a acessibilidade do trade turístico de Andradina
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, APRECESP , está realizando um mapeamento de todos os equipamentos pertencentes aos 645 municípios do Estado de São Paulo que estão preparados para receber pessoas com deficiência, de modo a construir de forma colaborativa o primeiro guia temático de turismo acessível do Estado de São Paulo.

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa está mapeando a situação em Andradina e os dados vão abastecer a plataforma do Governo, tendo uma importância estratégica para a definição de políticas públicas a este respeito.

A acessibilidade é um direito garantido por lei que se destina a implementar, gradualmente, medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes, para promover o acesso, com segurança e autonomia, de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, de pessoas com deficiências intelectuais.

Existem alguns tipos de acessibilidade
Acessibilidade atitudinal:  Refere-se à percepção do outro, sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações.

Acessibilidade arquitetônica:  Está relacionada aos recursos que permitam a locomoção de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, em qualquer espaço com autonomia.

Acessibilidade nas comunicações:  Diz respeito ao acesso à comunicação interpessoal (como língua de sinais), comunicação escrita em livros, apostilas, jornais, revistas e comunicação virtual.

Tipos de deficiência:
Deficiências físicas: são alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus.

Deficiência visual: é caracterizada como o comprometimento total ou parcial da capacidade visual de um ou ambos os olhos, que não consegue ser corrigida ou melhorada com o uso de lentes ou de tratamento clínico ou cirúrgico.

Deficiência auditiva: é quando a habilidade auditiva da pessoa é reduzida. Deficiência auditiva faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons.

Deficiência intelectual: é considerada um distúrbio do desenvolvimento neurológico. Distúrbios de neurodesenvolvimento são condições neurológicas que aparecem precocemente na infância, geralmente antes da idade escolar, e prejudicam o desenvolvimento do funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional.