27 SET 2023
EDUCAÇÃO
Todas as unidades escolares municipais já tem salas com ar condicionado instalado
Uma discussão “acalorada” sobre adesão de Andradina a um convênio para instalação de aparelhos de “ares condicionado” em escolas “ESTADUAIS” terminou de forma clara e objetiva. A responsabilidade de comprar e instalar tais aparelhos é unicamente do Governo do Estado de São Paulo.

“Vale ressaltar que todas as unidades escolares da Rede “MUNICIPAL” de Ensino já tem aparelhos de ares condicionados instalados, para que os 5 mil alunos usufruam dos benefícios do ar condicionado para enfrentarem com tranquilidade essa onda de calor. Apenas os 220 alunos da escola Humberto Passarelli aguardam a liberação da Elektro. Fizemos a nossa parte, que o Estado faça a dele em relação as escolas ESTADUAIS”, afirmou o subsecretário de Educação, Kleberson Santos.

O secretário de Obras do Governo de Andradina, em coletiva a imprensa local, afirmou que um convênio proposto pelo Estado passa os aparelhos para as escolas estaduais, mas toda a conta da instalação ficaria para os municípios.

Duas cidades da região aderiram a esse convênio, mas até hoje não instalaram os aparelhos. “Custa milhões adaptar, reformar e trocar toda a rede elétrica das escolas estaduais para ativar o sistema. O aparelho de ar condicionado é o ítem mais barato perto de tudo o que precisa ser investido para que eles funcionem”, disse.

O subsecretário de Educação foi mais claro ainda. “O Governo de Andradina não vai tirar recursos da educação municipal, onde as escolas foram reformadas e ampliadas, onde o sistema de ensino é equiparado a de escolas particulares, onde a alimentação é exemplo para o Brasil, ode alunos estão uniformizados para investir em uma coisa que é de total responsabilidade do ESTADO”, enfatizou.

ESCOLAS MUNICIPAIS
O Governo de Andradina investiu milhões em reformas, ampliações e aparelhamento das escolas municipais nos últimos anos. Isso incluiu a instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as unidades escolares da Rede Municipal.

A instalação dos equipamentos visa o aperfeiçoamento da infraestrutura escolar e o conforto de professores e alunos. “A implantação dos aparelhos trouxe humanidade já que em nossa região, a sensação térmica é de aproximadamente 40 graus nos meses quentes, isso comprometia até o aprendizado das crianças. Hoje a realidade é outra e as crianças podem ficar tranquilas em relação a essa onda de calor que atinge o Estado", afirmou a Secretária de Educação Estela Goda.

Além do aparelho, as escolas ganharam sistema de geração de energia limpa através do sol (placas fotovoltaicas) e agora a conta de energia também é mais barata.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024