22 SET 2023
Softex oferece 800 vagas para alunos da Univesp no Programa TrendsIT

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e o Núcleo Softex Campinas, assinaram termo de cooperação para a oferta de 800 vagas destinadas a alunos da instituição, em cursos no TrendsIT – Capacitação & Residência, ação do Ministério da Ciência e Tecnologia, com realização do Núcleo Softex Campinas e coordenação do Softex Nacional.

Segundo a orientadora do Polo Andradina, Daniela Lima “a iniciativa oferta cursos de capacitação, além de residência em empresas parceiras e bolsas de ajuda de custo para futuros desenvolvedores de software”.
O programa oferece capacitação e conteúdos gratuitos voltados para quem pretende ingressar ou buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, além de residência em empresas parceiras e bolsas de ajuda de custo para futuros desenvolvedores de software. As inscrições devem ser realizadas pelo link:  https://lp.workover.com.br/trendsit-univesp . O curso é iniciado após o cadastro e cada participante segue o seu ritmo de estudo.

As atividades são disponibilizadas por meio de uma plataforma de ensino a distância e voltadas a desenvolvedores web full-stack e mobile para plataformas IOS e Android. Como capacitação em habilidades comportamentais (soft kills), são abordados temas direcionados à comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, pensamento crítico, liderança, criatividade e inteligência emocional.

Etapas do Programa
A primeira etapa do TrendsIT, denominada Jornada de Capacitação, é composta pelo período de inscrição, no qual podem participar alunos da Univesp e público em geral, sendo 800 vagas destinadas aos univespianos.

Na sequência, inicia o Nivelamento, com duração de 2 a 3 meses. Os participantes selecionados na fase anterior terão acesso à plataforma tecnológica que implementa o programa (Workover), na qual visualizam uma série de aulas, vídeos e conteúdos na área de Tecnologia da Informação. Ao final desta fase, os estudantes são avaliados e os 500 mais aptos selecionados para o Aprofundamento, que têm duração de 2 a 4 meses, com conteúdo mais denso e apoio de tutores.

Após essa etapa, os 80 discentes com mais habilidades são selecionados para a Residência em TIC. A fase compreende a vivência profissional em empresas parceiras. Os alunos residentes participam de projetos reais, com acompanhamento e orientação de profissionais, além de receberem uma bolsa de ajuda de custo, para cumprir uma jornada de 30h por semana, durante 6 meses, com a possibilidade de serem contratados. Ao final do processo, todos receberão um certificado de participação, indicando até qual etapa do programa chegaram.

Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.

Sobre a Softex Campinas
O Núcleo Softex Campinas (NSC) é uma entidade que reúne empresas de software e de base tecnológica intensivas em Tecnologia da Informação e Comunicação. Seu portfólio de atuação inclui projetos realizados em diferentes regiões do País e no exterior. Sem fins lucrativos, é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como hub de inovação aberta, fazendo a ponte entre empresas, universidades, instituições de pesquisa e governo. Realiza projetos em diversas áreas do conhecimento, com destaque especial para as ações em: empreendedorismo, qualidade, internacionalização de empresas, funding – busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis), capacitação e formação de capital humano.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024