25 MAI 2023
Saúde faz coleta de Papanicolau sábado na “UBS Marco Antônio”
A Secretaria de Saúde vai realizar a coleta de exames Papanicolau neste sábado (27) a coleta do exame de Papanicolau na UBS Marco Antônio (Alto dos Ipês).

A ação busca atender prioritariamente mulheres entre 24 e 64 anos, ou com vida sexual ativa dos bairros adjacentes (Stela Maris, Botega, Jardim Santo Antônio, Peliciari, Centro, e demais nos atrredores).

A coordenadora de Atenção Básica, Carla Back, orienta as mulheres sobre aproveitar o dia para atualizar suas carteiras de vacinação.

Com resultados normais, o exame poderá ser realizado uma vez a cada 2 anos. Após dois exames sem alterações é indicado um exame a cada 3 anos.

Saiba mais
Mais conhecido como exame Papanicolau, o exame citopatológico do colo do útero faz uma inspeção nas células do colo do útero na intenção de prevenir ou descobrir previamente um possível câncer na região do útero, através deste exame também é possível identificar Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O uso de vacina contra o HPV não descarta a necessidade de realizar o exame Papanicolau. Afinal, ele é usado também para descobrir outras doenças ginecológicas. Mulheres com mais de 65 anos que não apresentaram exames de Papanicolau com alterações nos últimos cinco têm chances muito baixas de desenvolvimento do câncer de colo de útero.

Orientações para coleta
A Secretaria de Saúde lembra que o atendimento será por ordem de chegada. Antes de realizar o exame é necessário seguir as orientações:- Não estar menstruada para realizar o exame, devendo haver um intervalo de cinco dias antes ou após a menstruação.- Não esquecer o RG, CPF e CARTÃO SUS, sem esses documentos, não será realizado o exame; - Não realizar exame quando estiver usando cremes vaginais, devendo aguardar 5 (cinco) dias após o uso do creme para fazer exame; - Evitar relações sexuais 3 dias antes do exame; - Evitar duchas íntimas 3 dias antes do exame;