23 MAI 2023
ECONOMIA
Variação de preço dos combustíveis chega a 53 centavos entre postos de Andradina

A redução no valor, anunciada na semana passada pela Petrobras e válida desde a última quarta-feira (17), já foi adotada pelos 15 postos de combustíveis existentes em Andradina. No atual cenário, a gasolina mais barata está sendo vendida à R$ 5,19 (cinco Reais e dezenove centavos) e, a mais cara, R$ 5,39 (cinco Reais e trinta e nove centavos), uma diferença de R$ 0,20 (vinte centavos). Já em relação ao álcool, o mais barato está sendo vendido por R$ 3,79 (três Reais e setenta e nove centavos) e, o mais caro, por R$ 3,99 (três Reais e noventa e nove centavos, mais uma vez a uma diferença de R$ 0,20 (vinte centavos).

A maior diferença está no preço do diesel onde o mais barato está sendo vendido por R$ 5,06 (cinco Reais e seis centavos) e, o mais caro, por R$ 5,59 (cinco Reais e cinquenta e nove centavos, mais uma vez a uma diferença de R$ 0,53 (cincoenta e seis centavos).

Os dados foram levantados pelo Procon de Andradina. Segundo o coordenador local da entidade, a fiscalização foi para averiguar se os postos tinham passado para as bombas os resultados da nova política de preços da Petrobrás.

Nova política de preços
A Petrobras aprovou no último dia 15 a nova política de preços para o diesel e a gasolina produzidos em suas refinarias. O valor dos combustíveis vai considerar o preço praticado pelos concorrentes e o “valor marginal” da estatal.

A decisão marcará uma mudança significativa na gestão da estatal que, desde 2016, praticava o sistema de PPI (Preço de Paridade Internacional), amplamente criticado pelo governo. O sistema de correção de preços anterior considerava as variações da taxa de câmbio e o valor do barril de petróleo no mercado internacional. Também era levado em conta na fórmula custos como frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias. Depois dessa medida, a estatal passou a ter lucros sucessivos e distribuiu dividendos de maneira recorde.