20 MAR 2023
ECONOMIA
CENSO DO IBGE: Uma ligação por uma Andradina melhor
O Censo 2022 só acaba em Andradina em abril de 2023. Isso porque o prefeito de Andradina Mário Celso Lopes requereu ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma recontagem pois os números não refletiam uma verdade absoluta.

“Estamos cada vez mais próximos de ultrapassar a marca de 60 mil habitantes o que é muito importante para nossa cidade, então eu peço que cada família que não recebeu os recenseadores que liguem e informem os dados de suas residências”, disse Mário Celso Lopes.

O tom do prefeito é de apelo, por uma Andradina melhor, já que se vencida essa estatística, Andradina poderá acessar mais recursos, principalmente junto ao fundo de participação dos municípios.

Segundo informações do IBGE, ainda casas que não foram acessadas e caso os cidadãos não sejam encontrados os números apurados são em média, o que pode não representar a realidade.

Quem não recebeu a visita dos recenseadores poderá acionar o órgão, por telefone, para requerer participar da pesquisa, basta ligar ao Disk Censo (137) que por meio dele, a população poderá registrar reclamações e tirar dúvidas. Isso pode ser feito através do fone (18) 3722-1414.

Segundo o Secretário de Governo de Andradina, Ernesto Júnior, diante de eventuais reclamações por não ter recebido a visita de um recenseador, o IBGE irá “verificar a condição de recenseamento dessas pessoas”. Se identificada a necessidade de participação será agendada a entrevista para aplicação do questionário.

O IBGE lembra que o questionário do Censo é domiciliar, não individual. Ou seja, apenas um morador de cada domicílio responde à pesquisa em nome de todos os que moram no mesmo imóvel.

Vídeo Vinculado
21/03/2023