30 SET 2022
Cirurgia Agora realiza primeiras cirurgias de histerictomia
As primeiras seis mulheres a receberem autorização para a realização de cirurgia de histerectomia (retirada de útero), ligadas ao Programa Cirurgia Agora, do Governo de Andradina, foram recebidas pelo prefeito Mário Celso Lopes e o secretário de Saúde, Dr João Leme no Gabinete da Prefeitura nesta sexta-feira (30).

O Cirurgia Agora é um programa inédito no Estado de São Paulo onde a Secretaria de Saúde de Andradina vai promover a tão esperada cirurgia e aparelhos auditivos com recursos do próprio município.

“É melhoria de qualidade de vida para quem merece, a nossa gente andradinense e principalmente para nossas mulheres”, disse o prefeito Mário Celso Lopes.

Aproveitando a oportunidade o prefeito apresentou o projeto do Hospital da Mulher, que será construído no Bairro Alto dos Ipês com ajuda do Governo do Estado de São Paulo. O hospital da mulher será uma referência para o atendimento especializado em saúde feminina, possuindo maternidade e até UTI Neo Natal.

Segundo o secretário de Saúde de Andradina, Dr João Leme, com essa ação inédita, a Prefeitura de Andradina vai permitir que estas pessoas não esperam por vários anos por um procedimento cirúrgico. “O Cirurgia Agora está acabando com a cruel pela espera de um procedimento, as vezes simples, que representa uma grande melhoria na qualidade de vida das pessoas”, disse João Leme.

Todas as pessoas em fila de espera para cirurgias eletivas estão sendo convocados para realizar a atualização de exames e avaliação médica antes da cirurgia. O programa vai diminuir o tempo de espera para realização dos procedimentos e, assim, evitar complicações que podem ser provocadas pela evolução das doenças. As mulheres agraciadas pelo programa hoje estavam na fila de espera por mais de 5 anos.

“Nós queremos todos que têm necessidade de uma cirurgia de especialidade sejam atendidos o mais rápido possível”, disse o prefeito Mário Celso Lopes.

As cirurgias nesta primeira fase serão de vesícula, amídala, hérnias e histerectomia, que é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.