23 NOV 2021
Quase 6km de estradas serão contemplados pelo Rotas Rurais
Nesta terça-feira (23) o prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes estará assinando convênio com o Governo do Estado através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, convênio para a viabilização do Programa Rotas Rurais (Melhor Caminho) nas estradas rurais ADD 395 (Estada da Abelha) e Vicinal 01 (Fazenda Primavera), pertencentes ao município de Andradina.

O Programa Melhor Caminho/Rotas Rurais é inédito na América Latina e tem por objetivo viabilizar o acesso às propriedades rurais e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas de correspondências e compras online.

O programa vai promover a melhoria em 2,17 km da Estrada da Abelha e 3,73 km na Estrada da Primavera. O principal ganho com a implementação do Melhor Caminho/Rotas Rurais em Andradina será a viabilização de acesso a serviços públicos básicos e fundamentais, como saúde e segurança. Além disso, ação facilitará a atuação de empresas privadas, cooperativas e associações de produtores, a logística e a distribuição de produtos agropecuários e a melhoria da infraestrutura do campo.

Através do programa Rotas Rurais/Melhor Caminho, será possível o mapeamento Via Satélite, além de promover as melhorias necessárias.

Vale destacar que o Rotas Rurais está fazendo o mapeamento via satélite das estradas paulistas, por meio de um software ligado ao Google e disponibilizará, em um segundo momento, para a população da zona rural, a localização de sua propriedade.

O plano inclui a distribuição de mapas para órgãos estaduais e o compartilhamento com a iniciativa privada, com o intuito de universalizar os aplicativos de rotas, como Waze, Google Maps e outros. Usando a lógica interativa, todos os envolvidos no projeto poderão compartilhar e colaborar com a inserção de localizações.

A assinatura do convênio vem coroar a preocupação da Administração Municipal que, conhecedora das dificuldades e falta de manutenção das estradas rurais e vicinais, no início do mandato (07 de janeiro) através das Secretarias de Agricultura e Administração, protocolaram oficio junto à Secretaria de Agricultura do Estado solicitando a execução do programa Melhor Caminho, pedido esse reiterado em 30 de setembro p.p.

Aproveitamos para agradecer o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Deputado Itamar Borges pela atenção e por atender a nossa solicitação.