31 AGO 2021
Governo de Andradina vai diversificar viveiro de mudas
Plantar uma árvore e contribuir com a melhoria do meio ambiente, um objetivo dividido com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar que está diversificando o Viveiro Municipal, uma referência na doação de mudas de árvores para os cidadãos.

Seja no campo ou na cidade, grande parte das árvores cultivadas vem deste viveiro mantido pelo Governo de Andradina. O limite de doação são de 10 mudas por mês por pessoa, o número diminui na área urbana pois na maioria das vezes as mudas são para sombreamento das casas. A maior variedade é de mudas nativas mas o projeto é enriquecer mais esse viveiro e trabalhar principalmente com mudas frutíferas para a formação de pomares urbanos.

Os trabalhos são realizados diariamente e o grande “maestro” na multiplicação das mudas é o jardineiro Deusdeth Fialho Carvalho, que assumiu o posto em 1996 e  tem mais de 25 anos de experiência.

De acordo com a Secretária Leila Rodrigues, todo munícipe pode adquirir mudas de espécies nativas e exóticas. Como não possuem grande variedade de frutíferas, esse se tornou o desafio para o setor. O viveiro também produz algumas plantas ornamentais como a “Pingo de Ouro”.

“Para retirar as mudas, basta procurar o Viveiro Municipal e a equipe irá passar todas as orientações necessárias sobre como fazer o plantio da maneira correta e em lugar apropriado. A aquisição das mudas é gratuita”, explicou Leila Rodrigues.