01 ABR 2021
Cursinho diferencial pode mais que dobrar número de alunos em 2021

Andradina/SP

O Secretário de Governo, Ernesto Júnior recebeu a visita do vereador Hugo Zamboni (Patriotas) e a coordenadora do Cursinho Diferencial da Unesp Profª Maria Ângela de Moraes Cordeiro e um representante do corpo discente do cursinho Gustavo Bortolucci. “A ideia da reunião foi apresentar um modelo alternativo para as atividades do cursinho para 2021 que pode até dobrar o número de alunos assistidos em Andradina”, disse Zamboni.

A reunião também contou com a participação do secretário Adjunto da educação, Geraldo Pilla.
A cursinho pré-vestibular, conhecido como “Cursinho da Unesp”, já aprovou milhares de alunos de Andradina em vestibulares e concursos, em oito anos de atividades. Com a nova realidade da pandemia, a proposta do vereador Zamboni é reativar as aulas com a adaptação ao método EAD com aulas ao vivo, o que elimina os custos com as instalações físicas, transporte dos docentes e alimentação.
“Com isso também poderemos ampliar o número de vagas de 160 para 400 vagas”, disse Zamboni.

Na nova proposta o município investiria menos de R$ 40 reais por mês para cada estudante andradinense matriculado no Cursinho Diferencial valendo-se do mesmo orçamento dos últimos anos e mais que dobrando as oportunidades para quem tem o sonho de cursar o ensino superior ou até mesmo prestar concursos públicos.

“O cursinho, como o próprio nome sugere, é diferente dos cursinhos tradicionais pois tem a inclusão como pilar pedagógico principal e é ministrado por alunos da Unesp que passam por diversas fases de seleção e que tem uma identidade e história de vida muito próxima dos vestibulandos. Sugeri também que fossem utilizadas as salas de informática da UNIVESP (antigo SESI) como ambiente de estudo para os alunos que não tenham um local adequado para estudar”, disse Zamboni.

Ernesto Junior, afirmou que Governo já decidiu e que vai oferecer o cursinho pré-vestibular à população. Disse que estão sendo realizados alguns estudos e verificadas outras possibilidades como bolsas de estudo em cursinhos tradicionais, mas que a proposta apresentada é muito boa e vantajosa para a cidade. Geraldo Pilla, representado Estela Goda, colocou a Secretaria de Educação a disposição para eventualmente auxiliar no processo de implementação do projeto.

Participaram do processo de elaboração de proposta por vídeo conferência o vice-diretor da Unesp Ricardo Alan Verdú Ramos e o também aluno docente Danilo Richlowski Wulf.

Foto - crédito: Secom/Prefeitura

Fonte: SECOM/Prefeitura