O Andradina Limpa segue mobilizando diversas frentes de trabalho em toda a cidade. Nesta segunda-feira (28), a equipe realiza a retirada de materiais descartáveis no trecho entre as ruas José Clemente e Avenida Pedro Bentivoglio, até a rua Henrique Mourão, no bairro Santa Cecília. O mutirão tem como principal objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de promover a limpeza urbana e prevenir a proliferação de pragas como escorpiões.
Segundo o subsecretário de Serviço Público, Paulo Sales, a equipe do almoxarifado municipal já retirou das ruas 56 toneladas de bens inservíveis, considerados potenciais criadouros do mosquito. “O trabalho é intenso e essencial para garantir mais saúde e segurança para a população. A colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da ação”, destacou.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maristela Marinho, o mutirão segue um cronograma organizado em duas etapas. “Na primeira semana, os agentes informam os moradores sobre o cronograma e orientam como proceder. Na semana seguinte, é feita a coleta dos materiais descartados”, explicou.
Por conta de uma urgência no setor do bairro Álvaro Gasparelli, Set Jardim e Nova Canaã, a ação será direcionada para essa região logo após a conclusão dos trabalhos no Santa Cecília. Na sequência, o mutirão segue para o bairro Benfica. Os agentes de saúde estão percorrendo casa a casa para reforçar as orientações aos moradores.
A população pode participar colocando, na calçada e na véspera da coleta, os materiais que deseja descartar. A Secretaria de Obras, com apoio das Secretarias da Saúde, Meio Ambiente e do Almoxarifado Municipal, realiza o recolhimento e encaminha os itens ao Ecoponto Municipal, onde recebem destinação ambientalmente correta.
Podem ser descartados sofás, geladeiras, armários, fogões, colchões, móveis e eletrodomésticos em desuso. Já lixo doméstico, hospitalar, lâmpadas, galhos de árvores e entulho de construção civil não serão recolhidos.









